Connect with us

O que você está procurando?

Dicas simples de como optar pelo melhor produto na hora da compra
- Shutterstock

Escolha o melhor adoçante para você

Dicas simples de como optar pelo melhor produto na hora da compra

Você sabia que uma única colherzinha de adoçante em pó pode adoçar tanto quanto várias colheres de açúcar? Fabricados à base de substâncias naturais ou artificiais, eles têm o poder de adoçar bem mais que o derivado da cana, são recomendados para fazerem parte da dieta dos diabéticos, além de também proporcionarem uma ajuda extra para quem deseja restringir as calorias e emagrecer. No entanto, assim como o açúcar, é necessário ter moderação na hora de consumi-los, certo? “Os adoçantes artificiais não alteram o índice glicêmico e ainda não agregam calorias à dieta, porém, algumas considerações são importantes na hora de escolhê-los”, salienta a nutricionista Juliana Cavaco.

adoçante

FOTO: Shutterstock

O raio-X de cada um

A nutricionista Mariana Taranto explica nas linhas abaixo as principais diferenças entre os tipos mais utilizados de adoçantes. Aproveite para escolher o seu!

Frutose

  • Características: naturalmente encontrada nas frutas, produtos agrícolas e mel. É solúvel em água e conserva o sabor doce quando submetida ao calor.
  • Vantagens: existem alguns argumentos a favor da utilização da frutose na alimentação de diabéticos: independência em relação à insulina no seu transporte, distribuição e metabolismo; absorção mais lenta comparativamente à glicose; aumentos mínimos e transitórios da glicemia após a sua absorção; efeito anti-cetogênico.
  • Desvantagens: ela pode ainda comprometer a absorção de minerais; estudos comprovam que o seu uso por tempo prolongado dificulta a absorção do cobre, o que traz implicações na síntese da hemoglobina. Alguns estudos indicam ainda que os produtos resultantes do seu metabolismo podem estar envolvidos nas complicações vasculares, renais e oculares da Diabetes Mellitus.

Acessulfame F

  • Características: é estável a temperaturas elevadas; utilizado na produção de bebidas, chocolates, geleias e pastilhas elásticas.
  • Vantagens: não apresenta efeitos tóxicos, carcinogênicos, mutagênicos e teratogênicos.
  • Desvantagens: o consumo é desaconselhável em situações clínicas de hipertensão e doenças renais.

Sucralose

  • Características: é resistente a temperaturas elevadas.
  • Vantagens: não produz cáries, não apresenta efeitos teratogênicos, de toxicidade ou carcinogenicidade.
  • Desvantagens: não há.

SAIBA MAIS

As diferenças entre açúcar e adoçante
Como viver melhor com diabetes
Descobrindo o pré-diabetes

Stévia

  • Características: é estável a temperaturas elevadas
  • Vantagens: estudos sugerem efeitos anti-hiperglicêmico, antihipertensor, antitumoral, antidiarreico, diurético e ação imunomoduladora. Não favorece a formação de cáries nem apresenta toxicidade.
  • Desvantagens: não há.
adoçante

FOTO: Shutterstock

Aspartame

  • Características: perde o poder adoçante quando sujeito a temperaturas elevadas; facilmente solúvel em líquidos quentes.
  • Vantagens: vários estudos comprovam a sua segurança para o organismo humano, sendo, inclusive, benéfico para o controlo do peso.
  • Desvantagens: o seu consumo é contraindicado em situação clínica de fenilcetonúria. Estudos sugerem uma associação com o aumento do risco de câncer. Também está associado ao Alzheimer e ao Parkinson.

Ciclamato de sódio

  • Características: é estável a temperaturas elevadas.
  • Vantagens: alguns estudos suportam o seu efeito inofensivo e não carcinogênico.
  • Desvantagens: consumo contraindicado para situações clínicas de hipertensão e doenças renais. Estudos animais apontam para a existência de alterações genéticas e atrofia testicular, estudos epidemiológicos em humanos sugerem que o consumo de uma mistura de ciclamato com sacarina pode estar associado a um pequeno aumento de risco de câncer de bexiga.

Sacarina

  • Características: é estável a temperaturas elevadas
  • Vantagens: possui edulcorante considerado seguro para o organismo humano.
  • Desvantagens: o consumo é contraindicado em situações clínicas de hipertensão e doenças renais. Pesquisas sugerem que poderá estar associado ao desenvolvimento de câncer da bexiga.

Texto: Paula Santana | Consultoria Juliana Cavaco e Mariana Taranto, nutricionistas.

Advertisement

Estilo de vida

O apresentador do programa Comer bem que mal tem?, mostra os caminhos para melhorar sua rotina alimentar e ser mais saudável!

Estilo de vida

Nutricionista Vivian Goldberg aconselha o que comer em cada refeição. Veja quais são os melhores horários para comer frutas durante o dia!

Estilo de vida

Especialista explica causas e soluções para quem tem este problema!

Estilo de vida

Light, Diet ou Zero? Nutricionista Vivian Goldberger explica qual é o alimento mais indicado e atenta aos perigos de cada um!

Estilo de vida

Além de ajudar a emagrecer, a prática da caminhada pode prevenir doenças cardíacas. Veja dicas de como fazer caminhadas e melhorar sua saúde!

Estilo de vida

Confira os mitos e verdades sobre a vacina H1N1: saiba onde tomar, quais são os grupos de risco e muito mais. Saiba tudo sobre a vacinação do Influenza

Estilo de vida

Será que beber enquanto come faz mal? Veja dicas de uma nutricionista que explica como funciona o organismo no momento das refeições!

Estilo de vida

Os nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios do vinho confirmam o poder da bebida: veja aqui as principais vantagens de tomar uma dose por dia