ESTILO DE VIDA

Erva para tudo: top 5 das ervas

Chás com ervas podem ser a solução de muitos problemas de saúde e alguns chás ainda são poucos conhecidos do grande público. Confira alguns exemplos.

None
Foto iStock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/08/2016 às 19:56
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Chás com ervas podem ser a solução de muitos problemas de saúde e alguns chás ainda são poucos conhecidos do grande público. Portanto, preste atenção nesse top 5 de ervas que podem fazer milagre!

Ervas frescas, fundo de madeira

Foto iStock.com/getty images

1: Espinheira-santa

Não é à toa que essa planta compõe o popular “chá de 7 ervas”. A espinheira-santa combate a retenção de líquidos e melhora o funcionamento do intestino, agindo como um laxante suave. Consuma 3 xícaras (200ml) ao longo do dia.

2: Malva

Prisão de ventre, gases e até mau hálito não têm vez com essa planta, que possui ação digestiva. Ela possui efeito laxativo suave e também baixa a glicose do sangue. Entretanto, há varias espécies de malva e a composição química delas pode variar. Daí a importância de se consultar sempre um médico que conheça fitoterapia antes de consumi-la.

3: Hortelã

Saborosa e fácil de encontrar, essa erva é indicada para programas de perda de peso por ser digestiva e impedir a formação de gases. Além disso, a hortelã também possui propriedades calmantes, que ajudam a controlar a compulsão por açúcar. O ideal é consumir até 6 xícaras durante o dia.

tanchagem

Foto Wagner Silveira/Colaborador

4: Tanchagem

Possui diversos fitoquímicos, como a aucubina (que tem ação desintoxicante). Para completar, é digestiva e melhora o funcionamento intestinal. Para consumi-la, use 3 folhas por xícara (200ml).

5: Chapéu-de-couro

É diurético e estimula o funcionamento de rins e bexiga. “Para cada xícara de chá, use 1 colher (chá) de folha seca, em infusão. Tome 2 xícaras (200ml) ao dia”, orienta o fitoterapeuta José Bassit.

Saiba mais:

Gorduras sempre são vilãs? Confira 5 questões sobre o tema!

Pholia Negra: conheça a erva que mata a fome e emagrece

Verde, preto ou branco: qual o melhor chá para a sua dieta?

Consultoria José Bassit, fitoterapeuta