Para subir na carreira, é indispensável ter muita competência e fazer bem o seu trabalho, mas não se deve esquecer também do bom comportamento. Quem não sabe se portar no ambiente profissional causa situações desagradáveis para os colegas e para si mesmo e pode até acabar demitido. Aprenda como contornar os erros mais comuns cometidos no emprego e fuja desse risco.
1. Atrasar
Imprevistos acontecem, mas evite atrasar. Segundo Renato Grinberg, especialista em carreiras e mercado de trabalho, isso demonstra falta de comprometimento e de disciplina. Não caia nessa: comunique ao seu chefe o motivo do atraso logo que chegar.
2. Mentir
No ambiente de trabalho, as pessoas costumam mentir para encobrir falhas. Não caia nessa: não minta! Caso aconteça algo, assuma, dizendo que errou e que isso não irá se repetir.
3. Ignorar a hierarquia
É não respeitar os “degraus” de cargos da empresa. “Você não vai falar com o diretor do setor antes de falar com o gerente”, exemplifica o especialista. Não caia nessa: descubra qual é a hierarquia da sua empresa. Fale sempre com seu chefe imediato primeiro.
4. Não ser flexível
Pode ser necessário trabalhar depois do expediente. Se puder ficar, é recomendável que fique. “Demonstra flexibilidade”, comenta Grinberg. Não caia nessa: caso as horas extras sejam constantes, converse com seu chefe. “Fale com calma, mas continue mostrando-se flexível”, orienta.
5. Usar muito a internet e redes virtuais de relacionamento
Esse tem se tornado um dos erros mais comuns, por isso tenha consciência, pois o limite para uso da internet varia conforme a empresa, porém abusar disso pega mal. Não caia nessa: consulte a internet só quando for necessário ou no horário de almoço.
6. Ter conversas pessoais no telefone da empresa
Ele deve ser utilizado só a trabalho, mas é permitido para emergências ou recados, mesmo que o valor seja descontado do salário. “A questão não é o custo, mas o tempo que está desperdiçando”, diz. Não caia nessa: faça ligações pessoais no seu horário de almoço.
7. Conversar durante o expediente
“Uma conversa ou outra faz parte do trabalho. O problema é isso ser constante”, explica o profissional. Não caia nessa: aproveite o horário do almoço e os intervalos, que são momentos mais descontraídos, para bater um papo.
8. Brincadeiras fora de hora
Não dá para prever como cada um vai reagir a alguma brincadeira, já que há pessoas com diversas personalidades e temperamentos. Não caia nessa: deixe para brincar fora do trabalho.
Leia também:
- Sem estresse no trabalho: aprenda a lidar com o colega de cada signo
- Colegas de trabalho: 3 dicas para viver bem no ambiente profissional
- 12 hábitos que ajudam você a ser mais produtivo no trabalho
9. Não trabalhar em equipe
Não levar em consideração a opinião dos outros é um dos grandes erros de quem precisa trabalhar em grupo. “É importante trabalhar em equipe pra atingir os melhores resultados para a empresa”, comenta o profissional. Não caia nessa: tente entender as opiniões das outras pessoas no projeto.
10. Desrespeitar colegas
Tem a ver com excesso de intimidade (ou achar que ela existe), como fazer muitas brincadeiras e não respeitar a individualidade do outro. Não caia nessa: no trabalho, mantenha uma conduta mais formal. Fora da empresa, pode haver mais informalidade.
Consultoria Renato Grinberg, especialista em carreiras e mercado de trabalho;