10 erros mais comuns cometidos no emprego: fuja deles!

Existem alguns erros no trabalho que são comuns para todos e que devem ser evitados. Confira algumas dicas que vão te ajudar a evitar certos problemas!

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Foto Istock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/11/2016 às 13:41
Atualizado às 13:31

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Para subir na carreira, é indispensável ter muita competência e fazer bem o seu trabalho, mas não se deve esquecer também do bom comportamento. Quem não sabe se portar no ambiente profissional causa situações desagradáveis para os colegas e para si mesmo e pode até acabar demitido. Aprenda como contornar os erros mais comuns cometidos no emprego e fuja desse risco.

mulher

Foto Istock.com/getty images

1. Atrasar

Imprevistos acontecem, mas evite atrasar. Segundo Renato Grinberg, especialista em carreiras e mercado de trabalho, isso demonstra falta de comprometimento e de disciplina. Não caia nessa: comunique ao seu chefe o motivo do atraso logo que chegar.

2. Mentir

No ambiente de trabalho, as pessoas costumam mentir para encobrir falhas. Não caia nessa: não minta! Caso aconteça algo, assuma, dizendo que errou e que isso não irá se repetir.

3. Ignorar a hierarquia

É não respeitar os “degraus” de cargos da empresa. “Você não vai falar com o diretor do setor antes de falar com o gerente”, exemplifica o especialista. Não caia nessa: descubra qual é a hierarquia da sua empresa. Fale sempre com seu chefe imediato primeiro.

4. Não ser flexível

Pode ser necessário trabalhar depois do expediente. Se puder ficar, é recomendável que fique. “Demonstra flexibilidade”, comenta Grinberg. Não caia nessa: caso as horas extras sejam constantes, converse com seu chefe. “Fale com calma, mas continue mostrando-se flexível”, orienta.

5. Usar muito a internet e redes virtuais de relacionamento

Esse tem se tornado um dos erros mais comuns, por isso tenha consciência, pois o limite para uso da internet varia conforme a empresa, porém abusar disso pega mal. Não caia nessa: consulte a internet só quando for necessário ou no horário de almoço.

mulher usando o celular no trabalho

Foto Istock.com/Getty images

6. Ter conversas pessoais no telefone da empresa

Ele deve ser utilizado só a trabalho, mas é permitido para emergências ou recados, mesmo que o valor seja descontado do salário. “A questão não é o custo, mas o tempo que está desperdiçando”, diz. Não caia nessa: faça ligações pessoais no seu horário de almoço.

7. Conversar durante o expediente

“Uma conversa ou outra faz parte do trabalho. O problema é isso ser constante”, explica o profissional. Não caia nessa: aproveite o horário do almoço e os intervalos, que são momentos mais descontraídos, para bater um papo.

8. Brincadeiras fora de hora

Não dá para prever como cada um vai reagir a alguma brincadeira, já que há pessoas com diversas personalidades e temperamentos. Não caia nessa: deixe para brincar fora do trabalho.

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9. Não trabalhar em equipe

Não levar em consideração a opinião dos outros é um dos grandes erros de quem precisa trabalhar em grupo. “É importante trabalhar em equipe pra atingir os melhores resultados para a empresa”, comenta o profissional. Não caia nessa: tente entender as opiniões das outras pessoas no projeto.

10. Desrespeitar colegas

Tem a ver com excesso de intimidade (ou achar que ela existe), como fazer muitas brincadeiras e não respeitar a individualidade do outro. Não caia nessa: no trabalho, mantenha uma conduta mais formal. Fora da empresa, pode haver mais informalidade.

Consultoria Renato Grinberg, especialista em carreiras e mercado de trabalho; 

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