ESTILO DE VIDA

7 erros da sopa: principais deslizes que cometemos ao preparar esse prato

Confira os principais erros da sopa, cometidos na hora de preparar essa delícia, e saiba como driblá-los para não colocar a dieta a perder

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/11/2016 às 19:18
Atualizado às 15:21

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A sopa pode ser uma parceira ideal das dietas de emagrecimento. Mas dependendo do modo como é preparada e dos acompanhamentos que leva, também pode conter muitas calorias e se tornar uma vilã da perda de peso. Confira os erros da sopa mais comuns e não cometa mais deslizes:

mulher preparando sopa

Foto: iStock.com/Getty Images

1. Nada de farinha!

Segundo a nutricionista Cristiane Novatto, da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro (RJ), engrossar sopas com farinha pode aumentar as calorias do prato. O ideal é evitar essa prática.

2. Tempero, só natural

Temperos prontos são ricos em sódio, que eleva a pressão arterial e causa inchaço. Por isso, caldo de carne e de galinha, ketchup e mostarda devem ser evitados. Substitua-os por ingredientes naturais, como alho, cebola, salsinha, cebolinha, manjericão, entre outros.

3. Excesso de carboidratos

Evite colocar mais de um ingrediente de cada grupo alimentar na sopa, principalmente no caso dos carboidratos. Por serem energéticos, o excesso consumido vira gordura rapidinho. Sendo assim, se optar pela batata, deixe o arroz de lado.

4. Carnes gordas

Carnes gordas e embutidos, como a calabresa, possuem muita gordura. No lugar, use carnes magras, como frango sem pele e maminha.

5. Pão francês

O problema está no seu consumo exagerado. A dica é tirar o miolo do pão ou consumir só metade. Porém, o ideal mesmo é investir em uma fatia de pão integral light torrado.

6. Deu branco

Substituir o queijo amarelo pelo branco ajuda a deixar a sopa mais magra, aponta a nutricionista Márcia Dal Médico, do Spa Jardim da Serra, de São Pedro (SP). As melhores opções são: queijo minas, ricota e cottage. Caso não resista à tentação, coloque apenas 1 colher (chá) rasa de queijo parmesão ralado por prato.

7. Vá de azeite

Não é preciso colocar óleo na sopa se tiver carne, que é rica em gordura. Outra dica é substituir o óleo comum pelo de soja, que, em proporção equilibrada, não faz mal à saúde. Porém, o mais saudável é regar a sopa com um fio de azeite.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Cristiane Novatto, nutricionista da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro (RJ), (21) 3323-5393; Márcia Regina Dal Médico, nutricionista do Spa Jardim da Serra, de São Pedro (SP), (19) 3483-7418

LEIA TAMBÉM