5 erros que colocam suas finanças em perigo

Fuja de atitudes de oferecem perigo à administração financeira do lar

- Foto: Shutterstock Images

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não têm a percepção de que é trabalhoso ganhar dinheiro, e o ato do consumo resulta na transferência de renda, fator que pode oferecer perigo às finanças pessoais. “Saber o quanto ganhamos por dia pode ser um forte aliado para modificarmos nossa percepção do que é caro, barato, necessário e desnecessário”, explica Adriana Rodopoulos, proprietária da Oficina de Escolhas.

A seguir, alguns erros comuns que colocam suas finanças em perigo:

1. Confiar no débito automático

Manter o pagamento das contas no débito automático garante que elas sempre estejam em dia, mas pode ser um grande perigo para as finanças. É importante garantir que sua conta sempre tenha dinheiro o suficiente para efetuar os pagamentos, evitando que você pague juros no cheque especial, por exemplo. Outro porém é que é possível perder a noção do quanto ganha e do que está saindo, descontrolando suas finanças. Além disso, cobranças indevidas podem ser feitas por parte das empresas e você nem perceber, ou ser uma dor de cabeça para ir atrás do reembolso. Então por que não deixar um alerta configurado no celular, por exemplo, para lembrar os vencimentos das contas, em vez de deixá-las no débito automático?

2. Cair em armadilhas do comércio

As propagandas e promoções são tentadoras, principalmente em datas comemorativas. Porém, segundo o consultor empresarial Marcelo Souza, é preciso ficar atento e fazer os cálculos do preço do produto, comparando antes e depois da promoção e em outras lojas, para ver se o valor compensa. É importante também avaliar a necessidade do produto, se realmente precisa dele nesse momento ou pode esperar mais um pouco, quando estiver com melhores condições financeiras. “Não compre por impulso, emoção ou desejo. Compre por necessidade”, ressalta.

perigo

Foto: Shutterstock Images

3. Ter muitos cartões de crédito

Os cartões de crédito precisam ser tratados como meio de pagamento e não como uma extensão do que você possui na sua conta corrente. Ter muitos cartões à disposição faz com que você perca o controle do dinheiro disponível para gastar e, consequentemente, resulta em dívidas. Portanto, mantenha apenas um cartão de crédito disponível e use somente quando for realmente necessário. Enquanto isso, procure aumentar suas receitas e cortar despesas.

4. Pagar o mínimo da fatura

Um dos maiores erros relacionados ao uso do cartão de crédito é pagar a parcela mínima da fatura. Isso porque as taxas de juros cobradas são muito altas, correndo o risco de suas dívidas virarem uma bola de neve. Se esse é o seu caso, procure outra linha de crédito que possua juros de até 2,5% ao mês e pague a fatura completa.

5. Usar o 13º para comprar coisas

Se suas finanças não estão em dia, o recebimento do 13º é uma ótima oportunidade para deixar de ser inadimplente. Enquanto você prioriza a compra e deixa de lado o pagamento de suas dívidas, os juros continuarão correndo e você perderá o controle. Portanto, primeiro acerte suas contas e faça o planejamento de suas finanças.

 

LEIA MAIS

 

Consultoria: Adriana Rodopoulos, proprietária da Oficina de Escolhas (oficinadeescolhas.com.br), em São Paulo (SP); Marcelo Souza, graduado em administração pela Faculdade Alves Faria (ALFA), consultor empresarial e sócio proprietário das empresas EED e Planoo.

Texto: Karina Alonso/Colaboradora – Edição: Natália Negretti

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência