Conheça as principais razões para o desenvolvimento de enxaqueca crônica

Entenda os principais motivos que levam ao desenvolvimento da enxaqueca crônica, segundo estudos da Sociedade Internacional de Cefaleia

- Foto: Reprodução/Freepik

Você sabe o que leva uma pessoa a desenvolver enxaqueca crônica? Ter dor de cabeça uma vez ou outra durante o ano é algo natural. Afinal, ela pode acontecer por diferente motivos quando são esporádicas. Mas é preciso ter cuidado, porque quando elas começam a ser muito frequentes, em mais de 15 dias no mês, é sinal de que algo anda errado. Agora, por que isso acontece?

Um estudo publicado recentemente no periódico Cephalalgia, da Sociedade Internacional de Cefaleia elencou cinco dos principais fatores de risco que levam ao desenvolvimento da condição.

Depressão

Não é de hoje que o transtorno psiquiátrico é ligado à dores de cabeça. Segundo o estudo, a depressão aumenta as chances do desenvolvimento de enxaqueca crônica em até 58%. Além disso, por outro lado, a dor também pode levar a problemas emocionais, visto que causa grande impacto no dia-a-dia do ser humano.

Renda baixa

Acredite ou não, mas a falta de dinheiro também pode ser uma das principais causas da enxaqueca crônica. A pesquisa divulgou que ganhar acima de 210 mil reais ao ano diminui a probabilidade de sofrer com a doença em cerca de 35%. A razão pode estar associada ao fato de que pessoas que possuem uma renda mais alta geralmente tem mais acesso a tratamentos e prevenções.

Excesso de medicação

Querer tomar remédio para qualquer dorzinha também não é uma boa não, viu?! Os analgésicos podem ajudar a aliviar a dor em casos esporádicos, mas é importante não fazer o uso contínuo deles. Com o excesso de medicação, a tendência é que as crises comecem a ser mais frequentes e mais intensas. O indicado é tomar, no máximo, cerca de oito comprimidos no mês. Por isso, é importante fazer o uso do remédio somente quando for realmente necessário.

Alodinia

A Alodinia é uma alteração do sistema nervoso que envolve uma mudança no sentido da dor. Isto é, o indivíduo sente dor em regiões específicas com práticas que deveriam ser normais. Quem sofre dela pode sentir um grande desconforto com um simples toque ou até mesmo penteando o cabelo. O estudo apontou que ela também pode aumentar as chances de grau crônico em 40%.

Leia também:

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência