Connect with us

O que você está procurando?

Pele e cabelo também estão entre as principais modificações que o organismo feminino sofre após os 40 anos de idade. Saiba de que forma o processo de envelhecimento afeta o corpo da mulher e como prevenir!
- O processo de envelhecer afeta não somente a pele, mas também o organismo como um todo, podendo, inclusive, gerar ganho de peso. FOTO: iStock.com/Getty Images

Como o processo de envelhecimento afeta o corpo da mulher

Pele e cabelo também estão entre as principais modificações que o organismo feminino sofre após os 40 anos de idade. Saiba de que forma o processo de envelhecimento afeta o corpo da mulher e como prevenir!

Quando a mulher atinge os 40 anos de idade, o organismo passa por uma série de modificações que incluem alterações hormonais decorrentes da menopausa e de alterações tireoidianas, como a diminuição do metabolismo, o aumento do ganho de peso, a degradação das fibras de colágeno e elastina e a redução da massa óssea e dos compartimentos de gordura. “Estas modificações refletem na pele das mulheres. Com isso, há a perda do volume e contorno facial, flacidez e rugas ficam evidentes, a textura da pele muda e começam a aparecer os danos cumulativos do sol, como as hiperpigmentações”, explica a dermatologista Valéria Marcondes. Entretanto, não é apenas a pele que sofre com essas modificações. Confira, a seguir, como o envelhecimento afeta o corpo da mulher!

Marcas do tempo

De acordo com a dermatologista Valéria Marcondes, além das alterações na pele, a diminuição do metabolismo, comum nessa idade, leva ao acúmulo de gordura e ao ganho de peso em determinadas áreas do corpo, o que pode afetar a autoestima da mulher. “Além disso, as alterações hormonais e o acúmulo dos danos solares também afetam o cabelo, podendo levar à queda e ao embranquecimento dos fios”, completa. Alguns cuidados básicos podem ser feitos para prevenir a forma como o envelhecimento afeta o corpo da mulher. Acompanhe:

 

Além dos cuidados citados, é essencial realizar exames laboratoriais para detectar alterações hormonais e, assim, tratá-las. “Caso você já sofra com algum destes problemas, existem procedimentos que podem revertê-los, como a criolipólise para a gordura corporal, a radiofrequência para a flacidez, lasers para as manchas e preenchedores injetáveis e toxina botulínica para as rugas e linhas de expressão. Porém, o mais importante é que você consulte um médico especializado. Apenas ele poderá realizar uma avaliação e indicar o melhor tratamento para cada caso”, finaliza Valéria.

 

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Valéria Marcondes, dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia, fundadora e membro da Sociedade de Laser.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

A prática de atividades regulares favorece o retardamento do envelhecimento precoce. Confira quais são os melhores exercícios para cada fase da vida!

Estilo de vida

Sente dores frequentes nas pernas? Pode ser que o problema não seja o comum inchaço! Pernas grossas podem ser sinal de acúmulo de gordura, que gera desconforto físico e estético.

Estilo de vida

Você sabe quais são os benefícios dos legumes? Alimentos naturais fazem bem para a saúde, por isso você deve se informar mais sobre eles!

Estilo de vida

Apesar de não ser a principal preocupação dos pais quanto a saúde das crianças, a síndrome do pânico infantil pode interferir em questões físicas e na desenvoltura social do seu filho

Estilo de vida

Alguns fatores contribuem para que a Síndrome do Pânico em mulheres seja mais comum do que em homens. Entenda o motivo e as possíveis causas!

Estilo de vida

Medo de morrer, desespero, falta de ar e taquicardia são alguns dos efeitos e sintomas do pânico. Entenda o que é Síndrome do Pânico e esclareça suas dúvidas!

Estilo de vida

O WhatsApp não esconde quando você ouviu os áudios que recebeu. Assim que você aperta o “play”, a mensagem fica azul para o remetente. Mas, se você não quer que saibam que o áudio foi ouvido, aprenda uma maneira de "enganar" o app!

Estilo de vida

O escândalo envolvendo o Facebook e a Cambridge Analytica fez com que muitos usuários passassem a se preocupar mais com a segurança de suas contas na rede social. Se você quer aprender a desvincular apps indesejáveis do seu perfil, veja o passo a passo que preparamos para você!