Connect with us

O que você está procurando?

Devido ao envelhecimento do cérebro, prevalência do Alzheimer dobra a cada 5 anos. Porém, a doença pode se manifestar antes mesmo da terceira idade
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Envelhecimento é a maior causa do Alzheimer; chances de desenvolver dobra a cada 5 anos

Devido ao envelhecimento do cérebro, prevalência do Alzheimer dobra a cada 5 anos. Porém, a doença pode se manifestar antes mesmo da terceira idade

Esquecer-se é algo normal. Quem nunca esqueceu onde deixou a chave da casa? Não se lembrou de uma reunião no trabalho ou de uma prova no colégio? Ou, ao encontrar uma pessoa conhecida na rua, foi difícil de recordar o nome dela. O esquecimento pode acontecer por conta de episódios de estresse, ansiedade e também depressão. Porém, também decorre de um processo natural: o envelhecimento.

“Com a idade e o envelhecimento cerebral, pode ocorrer prejuízo da memória e dificuldade para recordar fatos e detalhes”, aponta o psicólogo Roberto Debski. Porém, o esquecimento excessivo é popularmente conhecido por ser um dos sintomas de um distúrbio: a doença de Alzheimer. “Nela, a perda de memória é progressiva, severa e acompanhada de outros sintomas que afetam a rotina da vida diária”, diferencia Roberto.

Quando a idade pesa

Estudos mostram que a incidência e a prevalência das demências aumentam com a idade. Segundo a geriatra Fernanda Terribili, a chance de ocorrer alguma demência, como o Alzheimer, dobra a cada 5 anos, a partir dos 60 anos de idade. “Entre os 65 e 69 anos, a prevalência é de 1,53%, atingindo 44,48% aos 95 anos”, indica a especialista.

Porém, não apenas a progressão da idade é um fator de risco. “Apesar de raro, pessoas mais jovens podem apresentar síndromes demenciais, sendo observado mais como sequela de traumatismo cranioencefálico grave, acidentes vasculares encefálicos ou raras doenças causadas por mutações genéticas”, aponta Fernanda.

Demência?

A doença de Alzheimer é hoje a causa mais comum de demência. No passado, era comum dizer que alguém era demente; porém, assim como termos como “caduquice” e “esclerose”, hoje o termo não é mais usado para descrever alguém com Alzheimer.

Na verdade, demência é uma denominação mais abrangente, que classifica enfermidades que comprometem de diversas formas as funções cerebrais e os neurônios – as células básicas que compõem o cérebro. Além disso, a denominação “mal de Alzheimer” também já se encontra em desuso.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: André Gustavo Lima, neurologista, membro do Departamento Científico de Doppler Transcraniano da Academia Brasileira de Neurologia e membro do Departamento Científico de Acidente Vascular Cerebral da mesma instituição. Aristides Brito, neurologista com pósgraduação em neuropsicologia; Fernanda Terribili, geriatra da clínica Doktor’s, em São Paulo (SP); Roberto Debski, psicólogo, coach e master trainer em Programação Neurolinguística; Suyen A. Miranda; gerontóloga da Velhice Com Carinho.

Texto e entrevistas: Ricardo Piccinato – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Manter o bom funcionamento da memória é essencial e, para isso, é necessário exercitar o cérebro constantemente para conseguir recuperar as lembranças

Estilo de vida

Combinar uma variedade de alimentos é essencial para ter uma prato equilibrado com os nutrientes que o seu corpo precisa. Confira algumas dicas!

Estilo de vida

O licopeno é um poderoso antioxidante presente no tomate, controla o colesterol, combate a pressão alta e previne o câncer de próstata.

Estilo de vida

Azia e refluxo são duas coisas diferentes! A azia é um sintoma e não uma doença e o problema a ser combatido é o refluxo; Entenda mais sobre o assunto

Estilo de vida

Confira o tira-dúvidas para você começar a praticar já o pilates, método que vai revolucionar seu bem-estar e tonificar seus músculos!

Estilo de vida

Saiba mais sobre o alho e cebola e fique por dentro dos inúmeros benefícios que esses ingredientes trazem para o organismo!

Estilo de vida

Confira 4 receitas fáceis e saborosas de chá de frutas! Banana, morango, maçã e laranja são alguns dos ingredientes! Veja mais!

Mundo místico

Ser grata a Deus pelas bênçãos recebidas através das preces é a melhor maneira de manter-se positiva diante de um desafio. Mostre sua gratidão!