Connect with us

O que você está procurando?

A água é líquido importante para manter o intestino - e todo o organismo – funcionando adequadamente uma vez que atua em diversas funções metabólicas
- Foto: iStock.com/Getty Images

Entenda por que a água é um líquido precioso

A água é líquido importante para manter o intestino - e todo o organismo – funcionando adequadamente uma vez que atua em diversas funções metabólicas

Você já ouviu dizer que é possível passar semanas sem se alimentar, mas poucos dias sem beber água? Isso acontece porque, quando o líquido está em falta, as células perdem água, o sangue fica mais consistente e várias funções metabólicas se tornam impossíveis, gerando tonturas, cansaço, inconsciência e, dependendo do quadro, pode até levar a morte.

“Ela tem importância vital para o ser humano. Sua presença é essencial para os processos de digestão, absorção, circulação e excreção que ocorrem no organismo, além de constituir o meio de transporte de nutrientes para as células”, destaca a nutricionista Carolina Berger, nutricionista.

 

a-importancia-de-beber-agua

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Atente-se!

Mesmo que não seja o caso de desidratação severa, ingerir pouca água no dia a dia também gera problemas, tanto para os rins – ocasionando cálculos renais – quanto para o intestino. Uma das principais causas da prisão de ventre é a falta do líquido nas fezes, uma vez que, quando os dejetos chegam no intestino grosso, boa parte da água é absorvida.

Se ela já está em falta, o bolo fecal fica ressecado e a evacuação torna-se difícil e dolorosa. Além disso, quando o corpo tem dificuldade de eliminar as toxinas, ele pode sofrer sintomas da intoxicação, como problemas na pele e fraqueza.

 

Varrendo impurezas

“É superfácil entender a importância da água na hora de ir ao banheiro: as fibras vegetais da alimentação absorvem o líquido para o intestino e consequentemente, as fezes ficam mais hidratadas e aumentam de volume, favorecendo os movimentos que empurram o alimento para a frente durante a digestão”, explica Carolina.

Dessa forma, a água é uma aliada perfeita do processo de desintoxicação natural do corpo.

 

beber-agua

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Você tem sede de quê?

A sensação de que o corpo precisa do líquido é um estímulo para que haja a ingestão de água, porém isso varia de acordo com a época do ano. No verão transpiramos mais e por isso o estímulo é constante. Já no inverno, continuamos perdendo água nos processos metabólicos e precisamos repor regularmente.

“Portanto, não espere sentir sede para se reidratar. A recomendação é 35ml por quilo, o que para uma pessoa de 60kg representa 2,1l” aponta a nutricionista.

 

Saiba mais:

Ingerir líquido durante as refeições faz mal: veja se é mito ou verdade

6 dúvidas sobre a celulite

Sofre de inchaço? Saiba qual o seu tipo e as possíveis causas

 

Consultoria Carolina Berger, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

O coração pode ser afetado por doenças que surgem em decorrência da própria alimentação, sendo que a margarina é um dos vilões desse órgão.

Estilo de vida

Você é daquelas pessoas que rendem mais durante a noite? Pois saiba que trabalhar nesse horário pode envelhecer o cérebro mais rápido!

Estilo de vida

A retinopatia diabética é um problema derivado do diabetes, que pode afetar gravemente a visão do paciente, levando até a cegueira. Saiba mais sobre ela!

Estilo de vida

Quem sofre de insônia pode passar horas e horas rolando de um lado para o outro na cama, mas você sabia que os exercícios são um aliado do sono? Confira!

Estilo de vida

Um dos diagnósticos mais comuns nos consultórios médicos e pronto-atendimento é virose. Mas do que se trata essa doença e como tratar?

Estilo de vida

O Parkinson compromete o sistema neurológico de forma progressiva e permanente. Saiba mais sobre o transtorno, as causas e seu tratamento.

Estilo de vida

Algumas substâncias encontradas em determinados alimentos podem combater a temida insônia. Confira 6 opções de alimentos que ajudam na hora de dormir.

Estilo de vida

O Alzheimer faz com que, além da memória, tudo o que a pessoa sabe seja esquecido gradativamente. Saiba mais sobre esse transtorno mental.