ESTILO DE VIDA

Entenda por que a água é um líquido precioso

A água é líquido importante para manter o intestino - e todo o organismo – funcionando adequadamente uma vez que atua em diversas funções metabólicas

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/08/2016 às 20:31
Atualizado às 21:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já ouviu dizer que é possível passar semanas sem se alimentar, mas poucos dias sem beber água? Isso acontece porque, quando o líquido está em falta, as células perdem água, o sangue fica mais consistente e várias funções metabólicas se tornam impossíveis, gerando tonturas, cansaço, inconsciência e, dependendo do quadro, pode até levar a morte.

“Ela tem importância vital para o ser humano. Sua presença é essencial para os processos de digestão, absorção, circulação e excreção que ocorrem no organismo, além de constituir o meio de transporte de nutrientes para as células”, destaca a nutricionista Carolina Berger, nutricionista.

a-importancia-de-beber-agua

Foto: iStock.com/Getty Images

Atente-se!

Mesmo que não seja o caso de desidratação severa, ingerir pouca água no dia a dia também gera problemas, tanto para os rins – ocasionando cálculos renais – quanto para o intestino. Uma das principais causas da prisão de ventre é a falta do líquido nas fezes, uma vez que, quando os dejetos chegam no intestino grosso, boa parte da água é absorvida.

Se ela já está em falta, o bolo fecal fica ressecado e a evacuação torna-se difícil e dolorosa. Além disso, quando o corpo tem dificuldade de eliminar as toxinas, ele pode sofrer sintomas da intoxicação, como problemas na pele e fraqueza.

Varrendo impurezas

“É superfácil entender a importância da água na hora de ir ao banheiro: as fibras vegetais da alimentação absorvem o líquido para o intestino e consequentemente, as fezes ficam mais hidratadas e aumentam de volume, favorecendo os movimentos que empurram o alimento para a frente durante a digestão”, explica Carolina.

Dessa forma, a água é uma aliada perfeita do processo de desintoxicação natural do corpo.

beber-agua

Foto: iStock.com/Getty Images

Você tem sede de quê?

A sensação de que o corpo precisa do líquido é um estímulo para que haja a ingestão de água, porém isso varia de acordo com a época do ano. No verão transpiramos mais e por isso o estímulo é constante. Já no inverno, continuamos perdendo água nos processos metabólicos e precisamos repor regularmente.

“Portanto, não espere sentir sede para se reidratar. A recomendação é 35ml por quilo, o que para uma pessoa de 60kg representa 2,1l” aponta a nutricionista.

Saiba mais:

Ingerir líquido durante as refeições faz mal: veja se é mito ou verdade

6 dúvidas sobre a celulite

Sofre de inchaço? Saiba qual o seu tipo e as possíveis causas

Consultoria Carolina Berger, nutricionista