ESTILO DE VIDA

Entenda melhor sobre o funcionamento do cérebro!

Veja algumas curiosidade sobre o cérebro, como forma de desvendar alguns mistérios e entender o funcionamento desse órgão fundamental.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/09/2016 às 20:25
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O cérebro humano ainda é um mistério. Como pensamos? Por que sonhamos? Como funciona nosso subconsciente? O que é a memória? Todas essas perguntas ainda costumam ‘quebrar nossa cabeça’ e nos enchem de dúvidas. Separamos algumas curiosidades para você entender melhor como funciona essa nossa ‘engenhoca’ chamada cérebro.

ilustração de cérebro dentro de um prato

Foto Shutterstock.com

1 – Dor no cérebro?

O cérebro não sente dor, pois não tem receptores para isso. Assim, neurocirurgias podem ser feitas enquanto o paciente está acordado. Isso ajuda os médicos a manter o controle sobre a operação, sem atrapalhar funções motoras ou de visão, por exemplo.

2 – Espaço de armazenamento

Mesmo sendo uma estrutura relativamente pequena, pesando menos de 2kg, o cérebro contém um número enorme de elementos. É formado por 100 bilhões de neurônios, conectados entre si por 100 trilhões de sinapses. Ele é capaz de armazenar 1.000 terabytes – cinco vezes o conteúdo da Enciclopédia Britânica.

3 – Há grandes diferenças entre os dois lados do cérebro

Nosso cérebro é formado por dois hemisférios, sendo um deles voltado para pensamentos racionais e analíticos (o esquerdo) e o outro voltado para pensamentos conceituais e visuais (o direito). Os dois lados trabalham de forma invertida. Se você machuca sua mão direita, a dor é processada pelo lado esquerdo.

4 – Razão e emoção

Embora seja relativamente menor, o cérebro feminino possui mais células nervosas do que o masculino. Além disso, ele prioriza os fatores emocionais, enquanto o dos homens tende a priorizar a razão e a lógica.

5 – Tamanho não é documento

Não necessariamente um cérebro maior garante que a pessoa seja mais inteligente. Por exemplo, o de Albert Einstein pesava 1,23kg, menos que a média para um adulto, que é de 1,4kg.

Saiba mais:

Especial boa memória: mente em forma

Entenda definitivamente o que é o estresse

5 dicas para vencer o cansaço e relaxar a mente