Entenda seu metabolismo para perder peso com mais facilidade!

Uma das razões para não conseguir manter o peso ideal pode estar ligada ao funcionamento do seu organismo. Saiba como o metabolismo do seu corpo funciona

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/07/2017 às 07:04
Atualizado às 12:12

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você não consegue emagrecer mesmo seguindo uma alimentação balanceada ou ganha alguns quilinhos só porque comeu um bolo de chocolate ou um sanduíche, a culpa pode ser do seu metabolismo. Com certeza você já deve ter ouvido que ele é lento e apostar em dietas para acelerá-lo seria uma alternativa, mas será que isso funciona? Segundo o nutrólogo André Veinert, da clínica Healthme – Gerenciamento de Perda de Peso, o metabolismo corresponde a todas as reações químicas e físicas que acontecem no nosso organismo durante todo o dia. “Quando o metabolismo funciona corretamente, geralmente a pessoa não tem problemas para manter o peso, principalmente se ela segue uma alimentação saudável e pratica exercícios”, explica.

Metabolismo lendo x rápido

Alguns fatores podem contribuir para que o metabolismo se torne mais lento. “Consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar, farinha refinada de pães, bolos e massas deixa o fígado mais lento. Alimentos ricos em aditivos químicos, corantes e sódio de adição também podem interferir”, ressalta o nutrólogo. Com o metabolismo lento, o organismo leva mais tempo para processar os alimentos, o que faz o intestino não trabalhar corretamente. “As consequências são azia, má digestão, ganho de peso e protuberância abdominal”, comenta o especialista. Em alguns casos, esse problema também pode estar associado a doenças como hipotireoidismo, processo que provoca diminuição dos hormônios produzidos pelas glândulas da tireoide. Para acelerá-lo, é importante mudar os hábitos alimentares, como ingerir pelo menos dois litros de água ao longo do dia e consumir frutas, legumes e verduras.

Consultoria: André Veinert, nutrólogo da clínica Healthme – Gerenciamento de Perda de Peso

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.