Entenda os diferentes tipos de parto que existem!

A escolha responsável do tipo de parto que trará seu bebê ao mundo é fundamental para a saúde dele e da mamãe. Conheça melhor os tipos de parto existentes!

- FOTO: iStock

Quando o assunto é gravidez, todo cuidado é pouco. Afinal, tudo o que as mamães querem é ver o bebê nascer com saúde! Mas, para que isso aconteça, é preciso fazer uma escolha responsável acerca do tipo de parto que trará o novo membro da família ao mundo. Existem algumas variações tanto do parto normal quanto da cesariana que com certeza você não conhece. Para falar sobre o assunto, procuramos o ginecologista Rodrigo Hurtado. Confira!

Enjoos na gravidez: o que fazer?

FOTO: iStock

Conversar com o seu ginecologista é de extrema importância na hora de escolher o tipo de parto que irá fazer. Muitas mulheres optam por partos alternativos, que podem acontecer em banheiras, piscinas ou até mesmo em casa, possibilitando escolher um método que seja mais confortável fisicamente e emocionalmente para a mulher.

Porém, é necessário lembrar que a decisão deve ser tomada em conjunto com o médico, pois ele conhece muito melhor os riscos e poderá opinar em favor à sua saúde e a à saúde do bebê. “O parto assistido por obstetra segue regras e protocolos que visam o melhor resultado, ou seja, mãe e filho vivos e com o mínimo possível de sequelas. Consequentemente, ele impõe à paciente procedimentos e condições que podem não ser necessariamente as mais agradáveis“, explica Rodrigo.

O parto normal assistido por um profissional da saúde costuma ser o mais indicado para mulheres que tiveram uma gravidez tranquila. Isso se dá porque esse tipo é muito menos invasivo à mulher e requer menor tempo de recuperação.

gravidez-casal-infertilidade-alimentação

FOTO: Istock.com/GettyImages

Apesar disso, quando não é possível que o bebê nasça por esse meio, faz-se necessário a intervenção médica no que chamamos de cesariana, que consiste em fazer incisões no abdômen da mulher para facilitar o nascimento.

Isso pode acontecer quando o feto não está na posição cefálica, quando o bebê é prematuro, quando ocorre sofrimento fetal agudo, quando a mãe apresenta infecções ou é HIV positiva, por exemplo.

Rodrigo Hurtado acrescenta que existem muitas variações do chamado parto normal. Dá uma olhada:

De acordo com a posição da paciente:

Parto vertical

também conhecido como parto sentado ou de cócoras, onde a mulher fica em posição de agachamento;

Parto de joelhos ou de 4

onde a mulher fica apoiada na palmas das mãos e joelhos;

Parto lateral

onde a mulher fica deitada de lado no leito.

Quanto ao ambiente o parto pode ser:

Na água

Onde a mulher fica submersa até o tórax em uma banheira, ou pequena piscina, com temperatura em torno de 36 graus C°. O feto se desprende da mãe em ambiente líquido como os mamíferos aquáticos (golfinhos e baleias);

Parto de Leboyer

Que prevê um ambiente de pouca luminosidade e pouco estímulo sonoro para o feto, seguido de aconchego no colo da mãe e amamentação ainda na sala de parto.

Enjoos na gravidez: o que fazer?

FOTO: Shutterstock

Quanto ao nível de assistência ele pode ser:

Domiciliar

Quando é realizado dentro da própria residência da paciente, geralmente realizado por parteiras ou enfermeiras com treinamento específico;

Hospitalar

Quando é realizado em bloco obstétrico que consta de infraestrutura específica para a mãe e para o recém-nascido;

Casa-de-parto

Quando acontece em ambiente anexo a um bloco obstétrico que permite a presença e a participação de familiares e pessoal não médico.

Natural

Independente do ambiente em que é realizado (domiciliar ou hospitalar). Esta forma prevê a falta completa de intervenção pela equipe médica, ou seja, sem anestesia, sem episiotomia, sem episiorrafia e sem assistência pediátrica neonatal.

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência