O que são alimentos energéticos, reguladores e construtores?

Os alimentos energéticos, reguladores e construtores fazem parte da pirâmide alimentar e são muitos importantes para o bom funcionamento do organismo.

None
Ilustração: Eugenio Tonon/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/09/2016 às 18:58
Atualizado às 11:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já ouvir falar de alimentosenergéticos, reguladores e construtores? Eles fazem parte da pirâmide alimentar, que nada mais é do que uma representação gráfica da maneira correta de consumir todos os grupos de nutrientes no dia a dia, visando uma alimentação saudável e equilibrada.

A divisão da pirâmide foi feita a partir das características nutricionais dos alimentos, levando em consideração suas calorias e benefícios para a saúde. Em linhas gerais, quanto maior a base da pirâmide, mais alimentos daquele grupo podem ser consumidos. À medida que ela se estreita, a ingestão dos alimentos passa a ser mais moderada. “É importante saber que a Pirâmide Alimentar serve como um guia para orientar as escolhas do cardápio diário. A melhor maneira de buscar uma dieta saudável é incluir alimentos que realmente façam diferença para o organismo”, explica a nutricionista Pollyanna Esteves.

piramide alimentar alimentos energeticos reguladores construtores

Ilustração: Eugenio Tonon/Colaborador

Alimentos energéticos

Estão localizados na segunda linha da pirâmide, de baixo para cima. São os carboidratos, que fornecem energia e disposição para o dia a dia. Nessa categoria, encontram-se macarrão, arroz, biscoitos, pães, entre outros. Para não errar na escolha, prefira as versões integrais dos alimentos, pois possuem mais fibras, que promovem sensação de saciedade, energia e melhoram do funcionamento do intestino.

Alimentos reguladores

Ricos em vitaminas e sais minerais, são responsáveis por regular as funções do organismo e manter o sistema imunológico forte, prevenindo doenças como gripes, resfriados e até tumores. Fazem parte desse grupo frutas, legumes e verduras, exatamente a parte do meio da pirâmide.

Alimentos construtores

São os que fornecem proteínas, que auxiliam na construção, crescimento e restabelecimento de tecidos, ossos, pele e outras partes do corpo. Como representantes temos todos os tipos de carne, leite e derivados, que se localizam na segunda e terceira linha da pirâmide, olhando de cima para baixo.

mulher bebendo agua

FOTO: Shutterstock

Exercícios físicos e água

O sucesso da reeducação alimentar depende de vários fatores. Dentre eles estão a prática de hábitos saudáveis, os exercícios físicos e a ingestão de bastante líquido, especialmente água pura.  Pesquisadores descobriram que uma simples caminhada de 30 minutos por dia é capaz de reduzir os índices de gordura corporal e melhorar o bem-estar físico das pessoas. Consuma água à vontade e faça exercícios todos os dias, se possível.

Manteiga - clarificada - caneca - colher

FOTO: Shutterstock

Manteiga, margarina e carne vermelha

Possuem alto nível de gordura prejudicial ao organismo, além de conterem muitas calorias. Consuma esporadicamente.

Doces - pirulito - balas - gomas - coloridos

FOTO: Shutterstock

Açúcar, doces, cereais refinados, alimentos industrializados e refrigerante

Esses alimentos são muito calóricos e pobres em nutrientes. Consuma esporadicamente ou, se possível, risque do cardápio.

Consultoria Pollyanna Esteves, nutricionista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.