ESTILO DE VIDA

Energéticos naturais: a diferença entre o cansaço e a disposição!

A fonte para a disposição também está nos alimentos. Quer deixar a preguiça de lado ou eliminar o cansaço? Aposte em alguns alimentos que dão energia.

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/11/2016 às 11:47
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quer acabar com a preguiça ou com o cansaço do corpo? Quer mais disposição? A fonte da solução para estes problemas estão nos alimentos energéticos. Confira alguns exemplos!

Açaí na tigela, doce

Foto iStock.com/Getty Images

Açaí

De origem amazônica, o açaí fornece energia rapidamente, por isso é indicado principalmente para quem pratica
exercícios físicos. Também é boa opção para crianças e adolescentes em fase de crescimento, pois é bastante calórico. A polpa pode ser servida com banana ou granola. Consumida no café da manhã ou lanche da tarde, torna-se uma boa refeição. Rica em antocianinas, a fruta ainda melhora a circulação sanguínea.

Dose estimulante

“O café estimula o sistema nervoso central pela presença de cafeína. A pessoa fica mais atenta, com menos sonolência”, destaca a nutricionista Bruna Joaquim Carneiro. Beba, no máximo, 4 xícaras (50ml cada) por dia. A cafeína está presente também no guaraná, comumente consumida na versão em pó, em que os grãos são secos e moídos. Aumenta a concentração e combate o cansaço, bastam 2 colheres (chá) no dia. Gestantes e crianças não devem consumi-lo, e pessoas com hipertensão e problemas cardíacos devem consultar um médico.

alimentos integrais

Foto Shutterstock.com

Energia saudável

Grãos, cereais e massas são fontes de carboidratos e, por isso, são energéticos. Opte pelas versões integrais, que oferecem muito mais nutrientes e fibras. Se bater aquele cansaço durante a tarde, frutas e barrinhas de cereais são boas opções para ganhar mais disposição.

Leia também:

Consultoria nutricionista Bruna Joaquim Carneiro