Endivia: conheça os benefícios da verdura rica em nutrientes!

Conheça a endívia, uma variedade da chicória que possui propriedades benéficas para o organismo e, até mesmo, para o emagrecimento!

None
Foto: Rodrigo Moreira/JOBZ Fotografia/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/10/2017 às 08:31
Atualizado às 12:12

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apesar de não ser comum nas compras, a endívia é rica em nutrientes e suas folhas colaboram no funcionamento do sistema nervoso, no combate a retenção de líquidos e são ótimas escolhas para quem sofre de hipertensão.

Gosto familiar

As endívias têm cultivo recente no Brasil, mas são da família Asteraceae, próxima à alface, chicória e almeirão, já conhecidos no país. O plantio é feito ao abrigo da luz, para que fique branca, tenra e mantenha o sabor amargo característico. É muito consumida na Europa e tem origem na região da Bélgica e oeste da Ásia.

endívia, verdura

Foto: Shutterstock.com

Leve para casa

A endívia possui uma grande quantidade de água, o que garante hidratação corporal, além de auxiliar na eliminação de inchaços. Também possui vitaminas do complexo B, essenciais para o sistema nervoso, pois melhoram as funções do cérebro. Outro destaque desse alimento é o ácido fólico. Essa substância deixa as defesas do organismo fortalecidas e é fundamental para grávidas, pois ajuda na formação do bebê. A presença do cálcio ainda contribui com a saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose.

Coração protegido

A verdura é ligeiramente amarga devido à uma substância que age no fígado, facilitando a digestão de gorduras. Esse alimento ainda é uma boa fonte de potássio, que regula os batimentos cardíacos e a contração muscular, colaborando no tratamento de pessoas que possuem hipertensão.

Salada de Endívia e Nozes, prato, talheres, garfo, faca, toalhasFoto: Rodrigo Moreira/JOBZ Fotografia/Colaborador

Para apreciar!

Por ser rica em água, a endívia, quando crua, possui textura crocante e pode ser consumida em saladas. Também pode ser refogada e misturada com legumes ou carnes, ou temperada com especiarias. Para não perder os seus nutrientes, prefira cozinhar a endívia no vapor. Outra maneira de preparar é utilizar como charuto, recheada com carne ou legumes. Para conservar o alimento, mantenha-o refrigerado e longe da luz para que as folhas não escureçam ou murchem.

Fonte: Embrapa

LEIA TAMBÉM

TAGS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.