Encantos de Minas Gerais: Poços de Caldas

Poços de Caldas, a cidade das águas quentes se redescobriu e hoje tem no turismo de aventura uma de suas principais vocações. Conheça mais sobre a cidade!

None
A cachoeira Véu das Noivas é a mais popular e procurada pelos turistas que visitam Poços de Caldas. Foto: Flickr / Vicente Eugenio

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/05/2017 às 15:33
Atualizado às 14:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Poços de Caldas, a cidade das águas quentes

A história dessa cidade começou a ser escrita a partir da descoberta de suas primeiras fontes e nascentes, ainda no século 18, que jorram águas raras e curativas devido aos seus compostos sulfurosos. Ao longo do tempo, Poços de Caldas também conquistou a fama de destino tradicional de casais em lua-de-mel, atraídos por fontes termais, fábricas de cristais e cachoeiras. A gastronomia da cidade é um capítulo à parte, especialmente pelos quitutes e delícias de inverno. Museus, espaços culturais e antigos cassinos contam a história do lugar. Mas nem só de tradição vive a estância hidromineral, localizada ao sul de Minas. Graças à população jovem que chegou em busca das universidades, Poços se reinventou com bares e casas noturnas típicos da boemia mineira. Por isso o destino agrada turistas de todos os tipos e gostos.

Aventura no ar

Contudo, não são apenas as águas que jorram do chão a 40°C que tornam a cidade uma boa opção de destino para os apaixonados pelo mix diversão e natureza. Fincada no alto da Serra da Mantiqueira, a 1.200m de altitude, Poços de Caldas ainda conta com uma vegetação privilegiada, na qual brotam fontes, trilhas e quedas d’água e diversos mirantes de onde se tem uma vista privilegiada do município. Por ali, também não faltam pistas naturais de voo. Por isso, a cidade acabou se tornando ponto de encontro dos adeptos do voo livre. Outra modalidade que faz sucesso por ali é o trekking, inspirado na Serra de São Domingos, que concentra as condições ideais para a prática de atividades radicais. O morro, acessível por teleférico, abriga rampa de decolagem, trilhas e uma estátua do Cristo Redentor. Já a famosa Cachoeira Véu das Noivas, que faz parte de um complexo turístico que leva o mesmo nome, é formada por três quedas d’água, sendo que a principal possui 10 metros de altura por 15 metros de largura. As águas formam corredeiras, que avançam em uma velocidade que encanta.

Imagem da Pedra Balão, em Poços de Caldas, Minas Gerais.

A Pedra Balão é outra atração natural de Poços de Caldas. Foto: Flickr / Vicente Eugenio

Conheça também São Lourenço

Embora seja um dos menores municípios de Minas Gerais, São Lourenço, que fica situado ao sul do estado, no conhecido Circuito das Águas, impressiona por sua excelente infraestrutura turística. Aos fins de semana, é tomado por quem busca hospitalidade, bons ares e as águas medicinais famosas em todo o mundo. O Parque das Águas com suas fontes e balneário é o principal atrativo, fazendo da cidade uma das estâncias hidrominerais mais importantes do país. Banhos, duchas e sessões de massagem sob águas ferruginosas, sulfurosas e alcalinas ajudam a cuidar da mente e do corpo.

Informações sobre Poços de Calda

Localização: 465km da capital Belo Horizonte.

Informações turísticas: Departamento de Turismo: (35) 3697-2300 / [email protected] | Departamento de Cultura: (35) 3697-2391 / [email protected]

Paradas obrigatórias: Cachoeira Véu das Noivas; Thermas Antônio Carlos; Instituto Moreira Salles; Recanto Japonês; Pedra Balão.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.