Emagreça com bom humor: o segredo é o equilíbrio!

É possível que você emagreça sem abrir mão dos seus pratos favoritos. Com equilíbrio, você não precisa abrir mão do seu chocolate e doce diário.

- Foto: Glow Images/LatinStock

Não é de hoje que o homem vincula comida e bem-estar. Quando nascemos, a amamentação significa muito mais do que comida: ela simboliza também o amor da mãe pela criança. Conforme vamos crescendo, é comum utilizarmos a comida como mecanismo para preencher vazios. Como conseqüência, o peso aumenta a auto-estima vai lá pra baixo. “Separar as emoções dos alimentos tem sido um dos maiores desafios da humanidade”, destaca Sônia Tucunduva Phillip, doutora em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) e autora do livro A Dieta do Bom Humor (Pandabooks). Se o ato de comer já proporciona por si só muita felicidade, consumir certos alimentos potencializa essa sensação. Isso porque delícias como o chocolate estimulam a produção de serotonina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar). Pensando nisso, a Dra. Sônia resolveu criar um programa de emagrecimento recheado de alimentos ricos em triptofano (substância precursora da serotonina) e que ainda não causasse mal-estar na balança. “É uma dieta sem milagres ou proibições. Tudo pode, desde que balanceado”, explica a especialista em seu livro.

Mulher comendo salada e sorrindo

Foto: Glow Images/LatinStock

Rindo à toa

Não é só porque o chocolate promove o bem-estar que a sua dieta será regrada a essa gostosura. O segredo da Dieta do Bom Humor é aprender escolher os alimentos corretos e prepará-los de uma forma que se aproveite todos os seus nutrientes. Outra dica é não abusar da quantidade de doces e carboidratos ao longo do dia. “O segredo de ouro é comer de tudo um pouquinho”, complementa a nutricionista. Jejum é outra palavra que está eliminada no dicionário do bom-humor. Além de baixar as taxas de glicose do sangue, ficar sem comer deixa qualquer uma irritada. Para piorar, o corpo mal alimentado tende a armazenar gordura para garantir o seu funcionamento. E quem pula refeição ainda tem mais chance de querer devorar tudo o que vê pela frente no final do dia.

Coma bem!

Lembre-se de que a intenção da Dieta do Bom Humor é promover uma reeducação alimentar, logo, a perda de peso ocorra de forma saudável e a longo prazo. Aproveite também esse período para investir na prática de esportes e outras atividades físicas. Exercícios contribuem (e muito!) para o nosso bem-estar porque estimulam a produção de endorfi na, outro hormônio da felicidade.

Truques de comportamento:

1. Não espere milagres
2. Preserve o equilíbrio acima de tudo
3. Saboreie tudo o que for comer
4. Descubra cada alimento
5. Demore para comer
6. Sinta o cheiro da comida
7. Evite comer quando cansada
8. Mastigue com prazer
9. Lanches são importantes
10. Dê um tempo entre as garfadas

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência