Emagreça em dose tripla com couve, limão e berinjela!

Couve, limão e berinjela possuem algo em comum: são recheados de fibras e importantes aliados do emagrecimento. Confira mais benefícios desses alimentos!

- Foto: Shutterstock.com

Couve, limão e berinjela possuem algo em comum: são recheados de fibras e importantes aliados do emagrecimento. As fibras são essenciais para o bom funcionamento do corpo e capazes de fazer uma verdadeira faxina no organismo, além de turbinar a saúde. Ricas em variedades, elas possuem diversas funções no organismo e são classificadas como os elementos reguladores mais importantes da nossa alimentação. “Consumir 30g desse ingrediente por dia já é o suficiente para evitar problemas de saúde, como prisão de ventre e doenças cardiovasculares”, comenta a nutricionista Elaine Pádua.

Couve, limão e berinjela

Foto: Shutterstock.com

Couve, limão e berinjela: benefícios de sobra!

Tanto a couve, quanto o limão (com a casca) e a berinjela são repletos de fibras alimentares, substâncias que são tudo de bom para o organismo. Elas aceleram o trânsito intestinal, regulando a passagem dos produtos residuais do organismo, absorvem as toxinas, livrando o corpo das impurezas e evitando o acúmulo de gorduras, e garantem a saciedade prolongada.  “Além disso, as fibras contribuem para que a gordura e o açúcar não sejam totalmente absorvidos pelo corpo, controlando o colesterol e o diabetes”, completa a profissional.

Solúveis x insolúveis

Encontradas apenas em alimentos de origem vegetal, as fibras passam intactas pelo sistema digestivo até chegarem ao intestino grosso, mas, mesmo assim, promovem incontáveis benefícios para o corpo humano. Elas são divididas em dois tipos: solúveis e insolúveis. O primeiro grupo, do qual fazem parte o limão e a berinjela, forma uma espécie de gel no estômago ao entrar em contato com a água, registrando a sensação de saciedade mais precocemente e evitando que você extrapole durante as refeições. Já o segundo, onde a couve encontra-se, se liga à água promovendo o aumento do bolo fecal, prevenindo a constipação e acelerando o tempo do trânsito intestinal. Mas atenção: é muito importante associar o consumo de fibras a uma dose extra de hidratação. A falta de líquidos pode levar ao ressecamento e constipação intestinal, provocando o efeito contrário ao esperado.

Texto: Mariana Siqueira/Colaboradora | Consultoria: Carolina Paz, nutricionista esportiva, estética e ortomolecular da Clínica Helena Costa, do Rio de Janeiro (RJ) e Elaine Pádua, nutricionista, de Campo Belo (SP)

LEIA TAMBÉM

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência