Connect with us

O que você está procurando?

Está mais do que comprovado que arroz e feijão não só não engordam como ajudam a emagrecer. Aposte nessa combinação deliciosa para a dieta.
- Foto: iStock.com/Getty Images

Arroz e feijão pode ser a combinação perfeita para a dieta

Está mais do que comprovado que arroz e feijão não só não engordam como ajudam a emagrecer. Aposte nessa combinação deliciosa para a dieta.

Não dá pra pensar em comida sem lembrar de um belo prato de arroz e feijão, mesmo assim, algumas dietas restringem o consumo dessa combinação tipicamente brasileira. A refeição com arroz e feijão, porém, pode representar uma arma poderosa para quem quer emagrecer.

Primeiro porque a dupla é rica em fibras, o que mantém o estômago cheio por mais tempo, retardando a fome; segundo porque ela é capaz de liberar glicose aos poucos no sangue, o que evita a produção excessiva de insulina, hormônio que favorece o estoque de gorduras e o aparecimento de doenças como a diabete.

A seguir, confira os tipos mais conhecidos de arroz e feijão e invista naqueles que mais agradam seu paladar sem medo de atrapalhar a dieta.

Arroz, feijão e tomates frescos à mesa

Foto: iStock.com/Getty Images

Arroz

É classificado de acordo com seu tamanho e formato, podendo ser curto, médio ou longo. A diferença é que os curtos costumam ser úmidos e os longos ficam mais soltinhos quando cozidos.

Agulha: é o mais comum da culinária brasileira. É branco e ligeiramente polido.

Parboilizado: seus nutrientes são transferidos para a parte interna dos grãos após um tratamento em água fervente. É mais nutritivo e rápido de preparar que o arroz branco, apresentando uma densidade cremosa.

Arbório: bastante utilizado no preparo de risotos, seus grãos são amarelados, arredondados e com textura cremosa. Durante o cozimento, ele libera amido na água, ficando com uma aparência empapada.

Basmati: arroz de grãos longos, ele é típico das culinárias indiana, italiana, portuguesa e espanhola. É levemente perfumado e muito saboroso.

Tailandês: também conhecido como jasmim, tem aparência grudenta e possui aroma agradável e bastante característico.

Integral: fonte de fibras, vitaminas e minerais, é muito utilizado pelos adeptos das dietas. No entanto, possui as mesmas calorias que o arroz branco. Pode ser encontrado em grãos longos ou curtos.

SAIBA MAIS

9 maneiras de acrescentar fibras à sua refeição

5 hábitos que estragam as dietas!

Compra magrinha: economize na hora da dieta

Feijão

Um único brasileiro é capaz de comer até 13kg de feijão por ano! A boa notícia é que esse grão é um dos vegetais mais ricos em vitaminas do complexo B e proteínas, e proteínas tem tudo a ver com emagrecimento, já que elas dão saciedade, além de ajudar na queima de gordura. No Brasil, são cultivados vários tipos de feijão, como o rajado, carioquinha e fradinho. Mas para melhor orientá-la, procuramos diferenciá-los por meio de sua coloração.

Feijão-preto: tipo mais popular no Brasil, é utilizado no preparo da feijoada e do tutu mineiro.

Feijão-roxo: ótimas opções para sopa e cozidos.

Feijão-branco: suave, é ideal para sopas e receitas de forno. “Também auxilia na queima de gordura”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

Texto: Viviane de Gênova/Colaboradora | Consultoria: Ângela Cardoso e Daniela Jobst, nutricionistas; livro Ingredientes, de Loukie Werle e Jill Cox, Editora Könemann

Advertisement

Estilo de vida

De vilões a mocinhos: alimentos saborosos, como o macarrão, que antes passavam longe dos pratos magrinhos, agora são permitidos na dieta.

Estilo de vida

O chá amarelo é da mesma família do chá verde e é ainda melhor para emagrecer. Conheça mais sobre essa erva e a inclua em sua dieta!

Estilo de vida

Ideal para quem não tem tempo de cozinhar, os alimentos congelados podem ser muito nutritivos, ajudar a emagrecer, além de ajudá-la a economizar.

Estilo de vida

Quer aprender a se alimentar bem fora de casa? Aprenda a fazer marmitas saudáveis para não sair da dieta!

Estilo de vida

Está sem ideia do que consumir no lanche? Aposte nesses alimentos funcionais!

Estilo de vida

Conheça os alimentos medicinais que, além de beneficiar a saúde tem funções antioxidantes, são capazes de desintoxicar o organismo e ajudar na perda de peso!

Estilo de vida

Açúcar, adoçante ou mel: quer saber qual deles é a melhor opção para um programa de emagrecimento saudável? Conheça a fundo cada um deles!

Estilo de vida

Para emagrecer não é preciso deixar de comer! O certo é investir em alimentos que promovem saciedade, eles te ajudam a comer menos ainda emagrecem!