Elogiar as pessoas pode transformar a relação entre vocês

Consultora em desenvolvimento humano, Eliana Barbosa, fala sobre o assunto

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/11/2014 às 17:41
Atualizado às 10:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres
Foto: Thinkstock e Getty Images

Foto: Thinkstock e Getty Images

• No palco das relações humanas, fica muito claro o quanto é complexo conviver pacificamente. É preciso sabedoria, tolerância, compaixão e muita compreensão, porque por mais rudeza que alguém demonstre em seu comportamento, dentro dele mora um filho de Deus, com potencialidades ainda ocultas, e muitos medos, traumas e carências de ordem afetiva e emocional para serem curados.

• É através do elogio que você vai construir pontes entre você e os que o cercam, derrubando os muros da arrogância e do egoísmo, duas posturas de vida que nos distanciam das realizações.
• A melhor forma de se aproximar das pessoas e conquistá-las para o seu modo de pensar é elogiar o seu progresso, por menor que seja, e incentivá-las continuamente, de preferência em público, para que todos se sintam motivados a crescer também.
• E o mais recompensador é que, ao reconhecer o valor do outro, você ativa um círculo virtuoso, atraindo para perto de si, naturalmente, pessoas incentivadoras, cheias de gratidão e entusiasmo.
• Caso precise fazer uma crítica, para que ela seja realmente eficaz e não provoque ressentimentos, atente para isso: fale com a pessoa em particular e expresse primeiro os seus próprios erros e dificuldades.
• Em seguida, faça um elogio merecido, encaixe a crítica necessária e finalize com mais um elogio, deixando na outra pessoa a sensação de que o erro dela será fácil de corrigir.
• Guarde bem: condenações e queixas são posturas de distanciamento, enquanto que elogios e agradecimentos são fantásticas atitudes de estreitamento dos laços afetivos, sociais e profissionais.

O poder transformador do elogio

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.