ESTILO DE VIDA

Elemento surpresa da salada: o abacate!

Faça diferente ao preparar a sua salada: invista no sabor e nos benefícios do abacate para deixar suas refeições mais gostosas e nutritivas

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/08/2016 às 19:59
Atualizado às 21:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O abacate é um verdadeiro coringa na cozinha: pode tanto completar pratos doces quanto salgados. Mas, apenas há pouco tempo, o sabor do abacate saiu do menu de sobremesas e entrou no cardápio brasileiro como prato principal.

Com a popularidade da culinária mexicana – que traz o famoso guacamole, misto de vinagrete com abacate – esse alimento está cada vez mais presentes nas receitas, podendo ser usado em molhos e acompanhamento de pratos, assim como nas saladas. Que tal experimentar?

abacate-na-salada

Foto: Shutterstock Images

Delícia saudável!

A fruta tem a fama de ser a mais gordurosa, uma vez que mais de 8% de sua composição é de gorduras. Entretanto, esses lipídios são do tipo insaturados, essenciais para a saúde do coração e de funções orgânicas.

“Têm importante papel na redução do colesterol ruim (LDL). Também fornecem energia ao organismo, são fundamentais para a renovação celular, dão suporte e proteção aos órgãos e são responsáveis pelo transporte e absorção das vitaminas A, D, E e K”, explica o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni.

Mesmo assim, tudo em excesso pode levar a complicações. Para que o seu consumo traga benefícios, o abacate deve ser ingerido com moderação: basta 1/4 da fruta em dias alternados da semana.

Avocado ou abacate?

Esse primeiro alimento está presente nas prateleiras dos supermercados, mas ainda tem quem confunda. Avocado nada mais é do que a espécie Hass do abacate.Porém, ele é menor e apresenta a casca de cor roxa-escura quando maduro e com bastante rugosidade.

Umas das principais diferenças é que possui 5 vezes menos água que os outros tipos, concentrando os nutrientes em sua polpa. A consistência também é mais firme, sendo uma ótima opção para o preparo do guacamoleacompanhamento em saladas.

Abacate na salada

Imagem: Giphy.com

Porque mesmo colocar o abacate na salada?

Pesquisas da Universidade de Shizuoka, no Japão, revelaram outro benefício do abacate: proteger o fígado contra toxinas com ação semelhante ao do vírus da hepatite.

Saiba mais:

Tomate previne doenças e enriquece sua salada

Aprenda a preparar uma deliciosa salada no pote

Dicas fitness e saudáveis para cada signo

Consultoria: Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista