ESTILO DE VIDA

Por que sonhamos? Tire algumas dúvidas sobre o tema!

Os mistérios do cérebro são imensos. É preciso muito estudo para entender seu funcionamento. Por exemplo, o porquê dos sonhos.

None
Foto Glow Images/Latinstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/09/2016 às 20:38
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O que são sonhos recorrentes?

São aqueles sonhos que se repetem, seja durante a sua infância ou em determinada fase da vida. “Esses sonhos normalmente têm como origem fatos muito marcantes ocorridos bem no início dessa vida ou em vidas passadas. Muitas vezes, para decifrá-los, precisamos recorrer à terapia de regressão de memória”, diz Ronaldo Cardim,  terapeuta corporal e psicoterapeuta
holístico.

mulher dormindo em frente ao computador

Foto Glow Images/Latinstock

As pessoas em coma sonham?

Segundo Daniel Schachter, neurologista do Hospital São Vicente de Paulo e membro da Academia Brasileira de Neurologia, as pessoas em coma não sonham. Os sonhos ocorrem durante a fase REM do sono normal, e este tipo de atividade cerebral não ocorre no estado de coma.

É possível controlar os sonhos?

De uma forma consciente e racional, não. Durante o sonho, o lobo frontal, que é responsável pela razão e crítica, tem sua atividade reduzida. Por isso, frequentemente, relações mais estranhas de tempo, espaço e continuidade ocorrem no sonho sem que naquele momento, tenha ocorrido aquilo. Daniel diz que, o que ocorre, é um controle inconsciente dos sonhos, já que eles são gerados pelas experiências e informações armazenadas no cérebro e todo o seu conteúdo provém da mente do indivíduo.

mulher acordando

Foto Shutterstock.com

É possível voltar a sonhar o mesmo sonho depois que se acorda?

“Por vezes, indivíduos têm esta experiência de retomar um sonho de um momento anterior, mas isto não pode ser controlado de forma consciente. Como os sonhos frequentemente têm aspectos bizarros e pouco lógicos, é muito comum também os sonhos se repetirem com alguns pequenos detalhes modificados de uma vez para a outra”, afirma Schachter.

Por que sonhamos com pessoas que não conhecemos?

“Todo o conteúdo de nossos sonhos é formado pela reorganização de experiências armazenadas em nosso cérebro. Nos sonhos, estas experiências são organizadas de forma inconsciente e irracional de modo a ser difícil interpretar a origem exata de determinados detalhes. Desta forma, pessoas “originais” podem surgir da combinação de detalhes de diferentes pessoas, personagens e até mesmo fantasias armazenadas em nossa mente”, conta o neurologista.

Saiba mais: 

A importância de uma boa noite de sono para o cérebro

Pensamentos positivos fazem bem para o cérebro

Sonhos: por que existem? Como eles acontecem?

Consultoria Ronaldo Cardim, terapeuta corporal e psicoterapeuta holístico; Daniel Schachter, neurologista do Hospital São
Vicente de Paulo no Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Neurologia