Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Boca, faringe, esôfago, estômago, vesícula, intestinos e ânus formam o sistema digestivo, responsável pela ingestão. Esclareça 5 dúvidas sobre o tema!
- Foto: Shutterstock

5 perguntas respondidas sobre o sistema digestivo

Boca, faringe, esôfago, estômago, vesícula, intestinos e ânus formam o sistema digestivo, responsável pela ingestão. Esclareça 5 dúvidas sobre o tema!

[PAGE TITLE]

Boca, faringe, esôfago, estômago, vesícula, intestinos e ânus formam o sistema digestivo, responsável pela ingestão, transporte, digestão e absorção de nutrientes no organismo. O responsável pela transformação física e química dos alimentos é alvo de muitas doenças crônicas. “Nos últimos anos, pesquisas conseguiram demonstrar que doenças, antes descritas de origem nervosa, são, na realidade, consequências de infecções ou distúrbios dos movimentos do intestino, por exemplo”, explica o gastroenterologista Vladimir Schraibman. A seguir, o especialista responde 5 perguntas comuns sobre o tema.

 

homem medico duvidas prancheta sistema digestivo

Foto: Shutterstock

 

1. Quem não ingere bebidas alcoólicas pode ter cirrose?

Sim. Essa doença pode ter muitas causas. Problemas hereditários podem causar a doença em crianças. Em adultos, pode ser provocada pela hepatite B, doenças raras, como cirrose biliar primária, doenças resultantes do acúmulo de metais no corpo e reação severa a alguns medicamentos. Com poucos sintomas específicos, a cirrose costuma ser silenciosa, manifestando-se apenas em estágio já avançado.

2. Fumar e comer chocolate causam azia?

Sim. A azia acontece quando o esfíncter, que controla o conteúdo do estômago, sofre um relaxamento, fazendo com que o ácido produzido retorne ao esôfago. Chocolates e mentolados provocam o refluxo, assim como outros alimentos ácidos: tomate, frutas cítricas, café, frituras e gorduras. Quem tem lesões em órgãos do sistema digestivo, como no estômago ou no duodeno, ou úlcera péptica, também deve evitar alimentos que aumentam a secreção ácida do estômago. “Em relação ao fumo, estudos revelam que esse hábito diminui o tônus da musculatura do esôfago, contribuindo para o desvio do ácido”, explica Vladimir.

 

mulher chocolate cheirando sistema digestivo

Foto: iStock e Getty Images

 

3. Os laxantes são eficientes contra a prisão de ventre?

Laxativos resolvem o problema de constipação por alguns períodos, mas o uso contínuo e indiscriminado pode danificar a musculatura do intestino e reduzir a absorção de vitaminas importantes e outras medicações.

4. Pessoas estressadas sofrem mais de úlcera?

A úlcera péptica gástrica ou duodenal ocorre em muitas pessoas, independentemente do estado emocional. A maioria das úlceras é causada pela bactéria Helicobacter pylori, mais frequente em pessoas de baixa condição sócioeconômica.

5. Hérnia de hiato causa azia?

Hérnia hiatal ocorre quando o estômago desliza em direção ao tórax ocasionando refluxo. Algumas pessoas que sofrem desse problema também têm azia, mas outros distúrbios são mais comuns, como a pressão (e dor) abdominal ocasionada por tosses, vômitos, esforços físicos abruptos e aumento de peso. “A maioria das pessoas acima de 60 anos tem hérnia de hiato e não apresenta qualquer outro problema”, comenta o gastroenterologista.

 

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Vladimir Schraibman, gastroenterologista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Quem disse que comida sem sal é sinônimo de comida sem gosto? Substitua já esse ingrediente por temperos que irão deixar suas refeições mais saborosas!

Estilo de vida

Está na hora de você incluir a berinjela de vez na sua dieta! Caso não goste do legume, confira 5 motivos que vão te fazer mudar de ideia rapidinho!

Estilo de vida

O brócolis é vegetal completo: fibras, folato, cálcio, potássio e flavonoides são alguns de seus nutrientes que ajudam na prevenção de doenças!

Estilo de vida

Muitas pessoas têm dificuldades para perder peso e, mesmo que comam pouco, os resultados não aparecem. Confira alguns esclarecimentos sobre o assunto!

Estilo de vida

As muitas vantagens dos chás para a saúde são incontestáveis. Portanto, confira quais os 5 tipos que vão te ajudar manter as funções do seu corpo reguladas.

Estilo de vida

A goji berry é uma frutinha rica em vitamina C, que atua elevando os níveis de serotonina do cérebro. Saiba porque a frutinha é uma poderosa aliada à saúde.

Estilo de vida

Com o objetivo de não comprometer sua reeducação alimentar, descubra uma série de truques e dicas para não “sair da linha” no mercado!

Estilo de vida

Afinal, quais os perigos de emagrecer com rapidez e como fazer para ter uma perda de peso saudável? Descobra os efeitos da prática no organismo