Connect with us

O que você está procurando?

Dúvidas respondidas sobre a doença celíaca: conheça um pouco sobre o problema e entenda como funciona uma dieta sem a proteína!
- Doença celíaca: entenda como funciona uma dieta sem a proteína FOTO: Shutterstock

5 dúvidas respondidas sobre a doença celíaca. Confira!

Dúvidas respondidas sobre a doença celíaca: conheça um pouco sobre o problema e entenda como funciona uma dieta sem a proteína!

Existem muitas questões sobre a doença celíaca. Por isso, confira 5 dúvidas respondidas sobre a doença celíaca para você conhecer um pouco mais sobre o problema e entender como funciona uma dieta sem glúten!

Os fatores genéticos podem criar uma predisposição para o aparecimento dela, porém, não se considera a doença como hereditária

Doença celíaca: entenda como funciona uma dieta sem a proteína
FOTO: Shutterstock

1. Intolerância e alergia ao glúten são diferentes?

Alergia ao glúten é uma doença, enquanto a intolerância é um sintoma em pessoas que podem ou não ter a doença celíaca. “Na alergia, a reação é violenta e quase sempre imediata. Para o alérgico ao glúten, cada contato com a proteína pode ter uma reação pior. No caso da intolerância, a reação aparece com o tempo, há uma graduação, você pode ser pouco ou muito intolerante, e a reação depende da quantidade ingerida, mas será sempre a mesma reação”, explica a médica ortomolecular Luciana Granja.

2. A saúde do celíaco é protegida por lei?

De acordo com a lei 10.674, todos os fabricantes são obrigados a escrever nas embalagem se contém ou não glúten nos alimentos industrializados. Mesmo que não haja nenhum ingrediente com a proteína, o contato durante a plantação, colheita, armazenamento, transporte e processo de fabricação e embalagem podem expor o alimento ao glúten, o que já o torna proibido ao celíaco.

É possível seguir uma dieta sem glúten

Alergia ao glúten é uma doença, enquanto a intolerância é um sintoma em pessoas que podem ou não ter a doença celíaca
FOTO: iStock.com/Getty Images

3. É possível diagnosticar a doença celíaca sem biópsia?

Como os sintomas da doença podem ser confundidos com outras doenças, somente a biópsia permite definir com exatidão se o indivíduo possui doença celíaca.

4. A doença celíaca é hereditária?

Os fatores genéticos podem criar uma predisposição para o aparecimento dela, porém, não se considera a doença como hereditária, pois não há uma ligação direta de um portador para seus descendentes. Estima-se que cerca de 10% dos familiares diretos de um celíaco possam herdar a doença.

5. O celíaco pode tomar qualquer medicamento?

Não, pois alguns comprimidos e cápsulas podem apresentar farinha de trigo em sua composição. Por isso, é importante informar o médico antes da prescrição de qualquer remédio.

 

 

Texto: Denis Eric/Colaborador

Consultoria: Luciana Granja, médica ortomolecular; Amanda Matos, nutricionista

 

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Cientistas britânicos descobriram uma música que é capaz de reduzir a ansiedade em até 65%, além de melhorar as taxas fisiológicas de repouso!

Estilo de vida

Alimentos amarelos possuem antioxidantes que protegem a visão da ação dos radicais livres. Saiba quais são eles e onde encontrar!

Estilo de vida

Os sucos saudáveis são excelentes remédios naturais quando assunto é saúde. Por isso, confira algumas dicas para prepará-los da melhor forma possível

Estilo de vida

Sua mente tem capacidades incríveis, mas, para atingir o potencial completo, você deve praticar exercícios que estimulem o cérebro. Saiba como!

Estilo de vida

Fácil de combinar e com sabor inconfundível, o tempero é ideal para ter em qualquer cantinho da sua casa! Veja como plantar e cultivar cebolinha em casa!

Estilo de vida

Algumas práticas diárias são capazes de amenizar as dores da artrite e da artrose. Veja cinco maneiras que ajudam a diminuir o problema!

Estilo de vida

Como consumidor, é muito importante você estar por dentro do seus direitos, afinal você está pagando. Confira 10 direitos que são seus!

Estilo de vida

Os benefícios do vinho para a saúde são inúmeros: regularização da pressão arterial, prevenção de problemas na visão e muito mais!