5 dúvidas respondidas sobre a doença celíaca. Confira!

Dúvidas respondidas sobre a doença celíaca: conheça um pouco sobre o problema e entenda como funciona uma dieta sem a proteína!

None
Doença celíaca: entenda como funciona uma dieta sem a proteína FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/03/2017 às 13:28
Atualizado às 13:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existem muitas questões sobre a doença celíaca. Por isso, confira 5 dúvidas respondidas sobre a doença celíaca para você conhecer um pouco mais sobre o problema e entender como funciona uma dieta sem glúten!

Os fatores genéticos podem criar uma predisposição para o aparecimento dela, porém, não se considera a doença como hereditária

Doença celíaca: entenda como funciona uma dieta sem a proteína
FOTO: Shutterstock

1. Intolerância e alergia ao glúten são diferentes?

Alergia ao glúten é uma doença, enquanto a intolerância é um sintoma em pessoas que podem ou não ter a doença celíaca. “Na alergia, a reação é violenta e quase sempre imediata. Para o alérgico ao glúten, cada contato com a proteína pode ter uma reação pior. No caso da intolerância, a reação aparece com o tempo, há uma graduação, você pode ser pouco ou muito intolerante, e a reação depende da quantidade ingerida, mas será sempre a mesma reação”, explica a médica ortomolecular Luciana Granja.

2. A saúde do celíaco é protegida por lei?

De acordo com a lei 10.674, todos os fabricantes são obrigados a escrever nas embalagem se contém ou não glúten nos alimentos industrializados. Mesmo que não haja nenhum ingrediente com a proteína, o contato durante a plantação, colheita, armazenamento, transporte e processo de fabricação e embalagem podem expor o alimento ao glúten, o que já o torna proibido ao celíaco.

É possível seguir uma dieta sem glúten

Alergia ao glúten é uma doença, enquanto a intolerância é um sintoma em pessoas que podem ou não ter a doença celíaca
FOTO: iStock.com/Getty Images

3. É possível diagnosticar a doença celíaca sem biópsia?

Como os sintomas da doença podem ser confundidos com outras doenças, somente a biópsia permite definir com exatidão se o indivíduo possui doença celíaca.

4. A doença celíaca é hereditária?

Os fatores genéticos podem criar uma predisposição para o aparecimento dela, porém, não se considera a doença como hereditária, pois não há uma ligação direta de um portador para seus descendentes. Estima-se que cerca de 10% dos familiares diretos de um celíaco possam herdar a doença.

5. O celíaco pode tomar qualquer medicamento?

Não, pois alguns comprimidos e cápsulas podem apresentar farinha de trigo em sua composição. Por isso, é importante informar o médico antes da prescrição de qualquer remédio.

Texto: Denis Eric/Colaborador

Consultoria: Luciana Granja, médica ortomolecular; Amanda Matos, nutricionista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.