Dúvidas sobre inchaço? Confira as principais respostas sobre esse problema!

Está com uma sensação de incômodo na região abdominal (ou em outra região do corpo)? Pode ser retenção hídrica. Tire suas dúvidas sobre inchaço!

None
Para acabar com o inchaço, é preciso mudar os hábitos alimentares. FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/05/2017 às 13:24
Atualizado às 13:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Após um longo dia de trabalho, seja em pé ou sentado, é normal sofrer com pernas e pés inchados. Mas você sabe por que isso acontece? É devido ao acúmulo excessivo de líquidos entre as células do organismo. Quando esse líquido não é eliminado na urina, ocorre a sensação de que estamos com o corpo inflado, especialmente nas extremidades – pernas, pés e braços –, barriga e mamas. Segundo a nutricionista clínica Marilize Tomanini, o desconforto é mais comum em mulheres no período pré-menstrual, época em que a retenção é resultado da alteração dos hormônios. Mas quando o problemausa incômodo ou dor constante, o ideal é procurar um médico e fazer o diagnóstico correto. Tire suas dúvidas sobre inchaço e veja como preveni-lo!

inchaço

A causa do inchaço pode variar de pessoa para pessoa, por isso, é preciso investigar suas causas. FOTO: Shutterstock

Afinal, quais as principais causas?

O inchaço pode ser causado pela variação da pressão sanguínea e também pela quantidade excessiva de proteínas e sais presentes no sangue. “As células ficam mais afastadas umas das outras e, consequentemente, o transporte e a difusão dos nutrientes para o espaço intersticial ficam prejudicados por terem que percorrer uma distância maior”, explica a nutricionista Lenita Borba.

Fatores como alimentação, estilo de vida e roupas apertadas demais também devem ser levados em conta. Usar um visual desconfortável por um período prolongado pode colaborar com a sensação de inchaço ao final do dia. A mudança no clima e o excesso de calor também causam edema, termo médico usado para caracterizar o inchaço, já que o aumento da temperatura provoca a dilatação dos vasos sanguíneos. Mas não se preocupe, isso é facilmente amenizado com o aumento da ingestão de água!

inchaço

Não deixe que o inchaço atrapalhe sua rotina! Com as devidas precauções, você pode se livrar do problema. FOTO: Shutterstock

A visita ao médico também é fundamental, já que a retenção pode ser causada por problemas cardíacos, renais, hepáticos e na tireoide. Portanto, atenção: caso você se sinta mais inchada após a ingestão de algum remédio, procure um médico.

Cuidados essenciais

Que a sensação de inchaço é incômoda, não é novidade. Afinal, quem gosta de não caber mais nas roupas, ter os anéis apertados nos dedos ou, ainda, ver que o ponteiro da balança subiu? Porém, a retenção de líquidos pode ser causada pelo mau funcionamento do rim. Nesse caso, o recomendado é procurar um médico especializado para ter o diagnóstico correto.

Também é preciso ficar de olho quanto à ingestão ideal de líquidos por dia. “É muito comum não haver uma boa hidratação, ou seja, a pessoa não ingere água na quantidade indicada, cerca de 1,5 litro por dia, e não urina muito”, explica a nutricionista Roberta Stella. Isso quer dizer que, quanto mais água beber, mais volume o rim irá filtrar, eliminando, assim, mais líquido!

inchaço

Na maioria das vezes, em mulheres, o inchaço atinge a região abdominal. FOTO: Istock.com/GettyImages

Novos hábitos à vista

Além da alimentação, outros fatores podem colaborar com o bom funcionamento do organismo e evitar o acúmulo de líquidos. Com mudanças simples no dia a dia, você pode se sentir mais agradável! Usar salto alto, por exemplo, durante muitas horas, pode ser prejudicial à saúde, pois a panturrilha fica contraída por muito tempo e causa danos à circulação do local.

Ficar muito tempo na mesma posição também não é nada saudável. Caso você trabalhe sentado, uma boa dica é levantar da cadeira a cada duas horas. Uma alternativa é adotar a drenagem linfática ou massagem, já que ambos estimulam a circulação, acabando com a sensação de inchaço no corpo.

Consultoria: Lenita Borba, Marilize Tomanini e Roberta Stella, nutricionistas

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.