Connect with us

O que você está procurando?

Saiba mais sobre a cólica em recém-nascidos, distúrbio que acomete boa parte dos bebês antes dos 3 meses e pode ser gerado pela alimentação da mãe lactante
- Foto: iStock.com/Getty Images

Cólica em recém-nascidos: tire 5 dúvidas sobre o assunto

Saiba mais sobre a cólica em recém-nascidos, distúrbio que acomete boa parte dos bebês antes dos 3 meses e pode ser gerado pela alimentação da mãe lactante

Ela vem acompanhada de muito choro, irritação e desconforto. Longe de ser um problema grave, a cólica em recém-nascidos geralmente é fruto do processo de maturação do aparelho digestivo do bebê, que ainda está se aprendendo a processar o leite materno. O problema também pode ser causado pelo excesso de gases e é reflexo da alimentação da mamãe, cujas substâncias consumidas passam diretamente para o pequeno através da amamentação.

cólica em recém-nascidos

Foto: Shutterstock

5 dúvidas sobre cólica em recém-nascidos

1- Todo choro é cólica?

Não, o motivo do choro do bebê também pode ser sono, fome ou alguma outra dor. Como o choro é a única forma que os recém-nascidos têm para se comunicar, nem sempre dá para identificar com precisão o problema.

2- Quais as causas?

“A cólica é uma dor do tipo espasmo que ocorre devido à imaturidade do aparelho digestivo, estresse, deglutição de ar junto com as refeições ou pelo consumo de alimentos que provocam gases”, explica Ana Cláudia dos Santos, pediatra do Hospital e Maternidade Neomater, de São Bernardo do Campo (SP).

3- A cólica do bebê pode ser emocional?

Sim. Como o bebê se comunica apenas pelo seu corpo, acaba expressando seu desconforto emocional na cólica. “São as famosas reações psicossomáticas, semelhantes ao vômito em crianças mais velhas”, explica Walter Migliorini, psicanalista de crianças da Universidade Estadual Paulista (Unesp). “O estresse da mãe e da família também infl uencia nas cólicas do pequeno”, completa.

4- A cólica do bebê é igual a cólica da criança?

Não. A maior causa da cólica em bebês ocorre por causa da imaturidade do intestino, que não consegue fazer os movimentos peristálticos certinho. Já na criança, a cólica geralmente é causada por constipação.

5-No caso das lactantes, a alimentação materna influencia?

Sim. Existem alguns alimentos que a lactante ingere e que podem aumentar as cólicas do recém-nascido, como aqueles ricos em ferro (feijão) ou proteína do leite de vaca.

Consultoria: Ana Cláudia dos Santos, pediatra do Hospital e Maternidade Neomater, de São Bernardo do Campo (SP) e Walter José Martins Migliorini, psicanalista de crianças da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Segundo estudo recente os diabéticos se preocupam pouco com a saúde dos olhos. Confira a seguir, a doença ocular que pode se desenvolver com esse descuido!

Estilo de vida

A pílula anticoncepcional regula seu ciclo menstrual, previne uma gravidez indesejada e ainda ajuda você a enfrentar “aqueles dias”!

Estilo de vida

Se você adora bordar e gasta muito do seu tempo nessa linda atividade, anote algumas dicas sobre postura, iluminação e conforto essenciais para essa hora.

Estilo de vida

O pimentão é rico em vitaminas A, C, E, antioxidantes e possui ação anti-inflamatória! Conheça mais sobre esse vegetal e invista em seu sabor!

Estilo de vida

Você sabia que feridas quando não são tratadas corretamente podem trazer sérias complicações para a saúde? Entenda mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Cavalinha é um poderoso antioxidante e ameniza os sintomas de problemas renais. Além disso, tem propriedades que ajudam na cicatrização

Estilo de vida

Desvende os nutrientes do limão e saiba quais são as vantagens que seu consumo proporciona à saúde do sistema imunológico.

Estilo de vida

Experimente a deliciosa trouxinha de frango! Prato simples, saboroso e com muitos benefícios para o organismo! Entenda o papel de cada ingrediente!