ESTILO DE VIDA

Duelo de carboidratos: quando a batata-doce é a melhor escolha?

Batata-doce, mandioca, arroz branco, macarrão ou batata-inglesa: entre esses alimentos ricos em carboidratos, qual é a opção mais saudável?

None
Imagem: Editora Alto Astral

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 20:03
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma dieta equilibrada é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo, ou seja, é importante consumir alimentos de todos os grupos, inclusive os famosos carboidratos.

Mas, será que existe um ingrediente que traga mais benefício ao corpo, mesmo fazendo parte da mesma classificação alimentar? Descubra!

Batata-doce versus…

Arroz branco

arroz branco

Foto: Shutterstock Images

A batata-doce é mais nutritiva do que o cereal nessa versão branca. “Ela é fonte de vitaminas C, E, complexo B, cálcio, magnésio, ferro, fósforo e potássio. Rica em betacaroteno, antioxidante que previne contra certos tipos de câncer e retarda o envelhecimento”, explica Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.

A batata-doce também possui amido resistente, que se comporta como uma fibra insolúvel, retardando a absorção de glicose e gordura, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino e controle da saciedade. “Já o arroz branco é refinado, o que faz com que perca grande parte de seus nutrientes, sendo fonte basicamente de carboidratos”, conta a profissional.

Mandioca

mandioca

Foto: Shutterstock Images

Os dois alimentos são nutritivos, mas o ideal é que alterne seu consumo para variar os nutrientes oferecidos ao organismo. “A mandioca é rica em carboidratos e vitaminas do complexo B, nutrientes que fornecem energia ao organismo. É também fonte de minerais, potássio, fósforo, ferro e fibras”, ensina Bruna.

Macarrão

macarrão

Foto: Shutterstock Images

Se o alimento for feito com farinha de trigo refinada – tipo mais consumido pela população –, é preferível o consumo da batata-doce. “Isso porque a farinha branca é refinada, perdendo grande parte de seus nutrientes”, justifica a nutricionista.

Batata-inglesa

Batatas

Foto: Shutterstock Images

As duas devem fazer parte de um cardápio saudável, sendo que cada um apresenta suas qualidades. Portanto, o ideal é alternar seu consumo. Seus valores nutricionais são similares, mas com algumas diferenças: a batata-doce possui maior teor de ferro, cálcio e vitamina A.

Além disso, tem índice glicêmico mais baixo, devido à maior presença de fibras. Já a batata-inglesa possui maiores quantidades de fósforo, complexo B e vitamina C, enquanto seu índice glicêmico é alto, tendo absorção mais rápida.

Saiba mais:

Descubra quais as funções dos carboidratos no corpo humano

Comer carboidrato no jantar engorda?

Carboidratos integrais garantem mais saúde ao organismo

Texto Larissa Tomazini Consultoria Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde