ESTILO DE VIDA

Dr. Bactéria em ação: veja como limpar as áreas “esquecidas” da casa

As áreas que não são limpas durante a faxina do dia a dia acumulam sujeira e, claro, micro-organismos. Veja as dicas do Dr. Bactéria para limpar tudo!

None
Foto Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/11/2016 às 08:00
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com o tempo, as áreas da casa que não são limpas durante a faxina do dia a dia, acabam acumulando sujeira, poeira e, claro, micro-organismos que podem prejudicar a saúde de toda a família. Por isso, é preciso dar a elas uma atenção especial. Veja as dicas do biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, para deixar tudo limpinho!

médico sentado em sua clínica

Foto Reprodução

1. Colchão

Envolva-o numa capa emborrachada na parte de dentro, fechada por zíper. Isso vai dificultar a vida dos ácaros, que se fixam nos tecidos. Também é interessante virá-lo a cada 15 dias e, se possível, colocá- lo ao sol.

2. Lixeira em cima da pia

É abominada pelo especialista, já que representa um depósito de germes, pragas e insetos domésticos. Segundo Figueiredo, o lixo, na cozinha, tem que ter tampa, ser acionado por pedal e ficar sempre no chão.

3. Esponja de limpeza

Deve ser trocada, no máximo, a cada 7 dias. Ao fim de cada dia, lave e coloque numa solução de cloro (2 colheres de água sanitária para 1 litro de água). Retire, torça e guarde em local seco.

4. Armários

Para evitar mofo, passe um pano com vinagre branco em todo o interior do armário. Deixe secar bem e espalhe algumas pastilhas de formol (encontradas em lojas de materiais dentários) por 5 dias.

mulher limpando armário

Foto Shutterstock.com

5. Tábua de carne

Sobras de alimentos e umidade, presentes nesse instrumento, são o sonho de consumo de qualquer bactéria. Prefira as tábuas de plástico e lave bem com água e sabão. Ainda úmida, envolva por um papel-toalha, coloque no microondas por 3 a 5 minutos e guarde em local seco.

6. Áreas de animais

Devem ser bem limpas, pulverizando uma solução de água sanitária a 50%: meio copo com meio copo de água.

7. Geladeira

Precisa de limpeza uma vez por mês. Coloque os alimentos em uma caixa de isopor com gelo. Passe vinagre branco na parte interna e, em seguida, lave com água e detergente. Para finalizar, aplique uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água a 10%. Seque com papel toalha e retorne os alimentos.

mulher limpando geladeira

Foto iStock.com/Getty Images

8. Micro-ondas

Aqueça, na potência máxima, meio copo de água com 1 rodela de limão, por 5 minutos. Seque bem com papel-toalha.

9. Rejunte dos azulejos

Quando começarem a acumular mofo, é hora de limpar com água sanitária, usando uma escova de dentes velha. Não se esqueça de proteger as mãos com luvas de limpeza. Depois, lave com água e detergente, enxague abundantemente e seque bem.

10. Boxe do banheiro

Para limpar, utilize luvas e escovas. O ralo merece atenção especial: retire-o, passe desinfetante bactericida e esfregue. Despeje água quente com detergente para finalizar.

Leia também:

Texto Redação Alto Astral