Connect with us

O que você está procurando?

Dormir até mais tarde é a vontade de muitas pessoas. Além de deixar o corpo cheio de energia, o tempo de sono influencia na inteligência
- FOTO: Shutterstock Images

Dormir até mais tarde é sinônimo de mais inteligência?

Dormir até mais tarde é a vontade de muitas pessoas. Além de deixar o corpo cheio de energia, o tempo de sono influencia na inteligência

Até certo ponto, é verdade que dormir até mais tarde é sinônimo de mais inteligência! Mundo afora, diversas pesquisas já tentaram estipular um tempo ideal de sono para que as principais funções do organismo sejam estabilizadas. Há alguns especialistas no assunto que defendem que o período de repouso noturno deve durar entre seis e oito horas. “Aparentemente, as pessoas que vão dormir mais tarde se dão melhor na inteligência do que os que acordam cedo”, explica o mestre em neurociência Martin Portner.

homem-dormindo-dormir-mais

FOTO: Shutterstock Images

O profissional cita uma pesquisa realizada pela Universidade de Madrid, na Espanha, e indica que quem possui esse hábito de permanecer acordado de madrugada tem maior possibilidade de obter notas mais altas. Além disso, segundo o psicanalista Paulo Paiva, outros benefícios para quem prefere dormir mais tarde são “um nível maior de curiosidade, vitalidade intelectual e complexidade cognitiva”, defende.

No entanto, isso não quer dizer que você deve mudar complemente seu tempo de sono. Na verdade, essa questão é muito mais natural do que de escolha. “O que se pode dizer é que quem dorme bem ativa melhor a sua capacidade mental e de inteligência, porque possibilita também a ampliação da criatividade”, ressalta a mestra em psicologia Maura de Albanesi.

 

Saiba mais

Inteligência: conheça as áreas do cérebro responsáveis por ela

Inteligência emocional: dicas para estimular a sua

Conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas: 8 formas diferentes de classificar gênios

 

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Augusto Biason e Vitor Manfio/Colaboradores 

Consultorias: Martin Portner, neurologista e mestre em neurociência pela Universidade de Oxford, na Inglaterra; Maura de Albanesi, mestra em psicologia; Paulo Paiva, psicanalista.

Advertisement

Estilo de vida

Quer ficar em forma sem abrir mão de refeições deliciosas? Confira 5 motivos para inserir saladas no seu cardápio e desfrute de um emagrecimento saudável!

Estilo de vida

O que vale mais: perder peso com dietas rápidas ou aos poucos? Confira os benefícios e os malefícios de cada plano de emagrecimento!

Estilo de vida

Os dois ingredientes são inimigos do nosso corpo. Entenda por que o sal e o açúcar emperram a dieta e prejudicam a saúde e o bem-estar do organismo!

Estilo de vida

In natura, sachê, em cápsulas ou em pó, escolha qual o melhor tipo de chá para você e confira os inúmeros benefícios das ervas para o emagrecimento!

Estilo de vida

Um guia completo para você fazer dieta depois dos 30 anos e conquistar o corpo que deseja sem lutar contra os efeitos da idade!

Estilo de vida

Faltam poucos quilos para os ponteiros da balança despencarem, mas a retenção de líquido não vai embora? Confira dicas para acabar com esse incômodo

Estilo de vida

Você sabe por que dorme à noite ou sente fome perto do meio-dia? A resposta está em um relógio dentro de você. Descubra como funciona o relógio biológico.

Estilo de vida

Exagerou nas comidas durante o final de semana? Faça a dieta de 1 dia para limar o organismo e dar um empurrãozinho no emagrecimento!