Connect with us

O que você está procurando?

Saiba todos os benefícios que dormir bem – desfrutando de uma noite de sono completa – traz para as atividades do cérebro
- FOTO: Shutterstock.com

Dormir bem traz benefícios para o cérebro. Entenda!

Saiba todos os benefícios que dormir bem – desfrutando de uma noite de sono completa – traz para as atividades do cérebro

Os especialistas no assunto recomendam, em média, dormir oito horas diárias como pré-requisito para uma boa saúde. Para aqueles que já não encontram espaço livre na agenda para mil compromissos diferentes, passar debaixo dos lençóis o equivalente a um terço do dia – e, por consequência, um terço da vida como um todo – parece um grande desperdício de tempo. Mas não é: não fosse pelo ato de dormir bem, o cérebro entraria em curto-circuito.

Dormir faz muito bem para o cérebro e suas atividades

FOTO: Shutterstock.com

A importância de dormir bem para o cérebro

“Mesmo que ainda não completamente esclarecidas, sabemos que as funções do sono são fundamentais para manter o funcionamento cerebral. Durante o sono, ocorrem processos como a consolidação da memória e aprendizado, a liberação de hormônios e o fortalecimento do sistema imunológico”, cita a neurologista Silvana Frizzo.

Quem está carente de sono acaba mais vulnerável a acessos de raiva. Isso acontece porque, em um primeiro momento, as emoções se formam em uma área do cérebro chamada amígdala, que é controlada pelo córtex pré-frontal. O desempenho deste último fica comprometido nos insones, fazendo com que eles percam o “filtro” daquilo que sentem.

Diante disso, mesmo as menores irritações do cotidiano podem resultar em uma explosão agressiva. “Os circuitos cerebrais responsáveis pelas emoções são controlados por neurônios do lobo frontal e de uma região do tronco cerebral conhecida como formação reticular ativadora. Caso a pessoa não durma, as conexões entre eles começam a falhar e podem levar a quadros psicóticos de raiva aguda”, descreve o neurocirurgião Eduardo Barreto.

 

LEIA TAMBÉM:

• Memória: ficar sem dormir pode prejudicá-la – e muito!

• 8 dicas para ter uma noite de sono perfeita

 

Texto: Marcelo Ricciardi/Colaborador – Edição: Victor Santos
Consultorias: Eduardo Barreto, neurocirurgião membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Sociedade Brasileira de Coluna e da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor; Silvana Frizzo, neurologista da clínica Medprimus, em São Paulo (SP).

Advertisement

Estilo de vida

Estudo científico mostra região cerebral relacionada à ansiedade; em testes com cobaias, quadro foi revertido e pode trazer avanços no tratamento.

Estilo de vida

Quando o distúrbio de ansiedade começa a trazer muitos prejuízos à mente, o uso de remédios com acompanhamento profissional pode ser a melhor saída

Estilo de vida

O transtorno de ansiedade necessita de tratamento, seja por meio das terapias ou de medicamentos. Veja como cada um atua no combate às crises ansiosas.

Estilo de vida

Para se tornar um doador de medula óssea, é simples! Basta procurar um hemocentro próximo à sua casa e fazer seu cadastro. A doação salva vidas!

Estilo de vida

As crianças precisam dormir cedo para garantir a qualidade do sono, favorecer o processo de crescimento e melhorar o desempenho escolar.

Estilo de vida

O aneurisma pode se romper e causar sérias consequências. Por isso, o socorro rápido é essencial a fim de garantir mais chances de sobrevivência.

Estilo de vida

Além de uma alimentação saudável e evitar fumo e bebidas alcoólicas, existem outros hábitos que devem ser cultivados diariamente para evitar um infarto

Estilo de vida

Conheça 5 receitas de sucos supersaudáveis que vão lhe ajudar a se livrar do inchaço e dos demais desconfortos causados pelo intestino preso!