Connect with us

O que você está procurando?

A dor de cabeça afeta boa parte das pessoas e interfere na qualidade de vida. Saiba como a dor age no cérebro e de que forma sua mente pode ajudar
- A enxaqueca atinge mais as mulheres durante o período menstrual. FOTO: iStock.com/Getty Images

Dores de cabeça afetam mais de 70% dos brasileiros. Enxaqueca é a mais temida

A dor de cabeça afeta boa parte das pessoas e interfere na qualidade de vida. Saiba como a dor age no cérebro e de que forma sua mente pode ajudar

A dor de cabeça é o incômodo que mais incomoda a população brasileira todos os anos. E não é de hoje. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo concluiu que 72% da população nacional sofreu com esse mal em 2008.

Dores de cabeça afetam mais de 70% dos brasileiros. Enxaqueca é a mais temida

FOTO: iStock.com/Getty Images

Nesse contexto, a dor de cabeça pode ser dividida em dois grupos. O primeiro é chamado primário e, nele, se encaixam as dores que são os próprios males, ou seja, não há nenhum outro fator que dá origem a esse quadro (por exemplo, as oriundas de desgaste físico). Já no segundo caso, denominado secundário, a dor de cabeça surge como um indício de alguma outra disfunção do organismo, como sinusite, aneurisma ou tumor.

“A dor de cabeça é um sintoma que pode estar presente em muitas doenças, e sua identificação vai depender de quais outros sintomas e sinais estão associados nesse quadro”, frisam Marcela e Marcelo.

Mente pulsante

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, existem mais de 150 tipos de dores de cabeça. Sem dúvidas, um dos mais temidos pelas pessoas é a enxaqueca, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta cerca de 20% da população mundial.

Em nossa sociedade, criou-se um senso comum de que a enxaqueca é uma dor de cabeça mais forte. No entanto, apesar de fazer parte das cefaleias primárias, ela vai muito além disso: suas crises podem durar dias e, geralmente, provocam dores latejantes no paciente. “O desencadeador deste processo pode ser uma associação entre predisposição genética e agressões do meio ambiente”, alertam Marcela e Marcelo.

Algumas dessas situações são o estresse, cansaço, emoções fortes, variações hormonais e sedentarismo, que vão desgastando a capacidade de resistência do organismo. “Existem várias teorias para a causa da enxaqueca. A mais aceita é a de que o sistema nervoso, quando submetido a mudanças bruscas corporais ou do ambiente externo, torna-se vulnerável, causando uma inflamação nos vasos sanguíneos do cérebro”, relatam Marcela e Marcelo.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Consultorias: Alexandra Raffaini, médica intervencionista e anestesiologista; Isabela Laynes, fisioterapeuta; João Jorge Cabral, médico psiquiatra e hipniatra; Marcela Jacobina, especialista em neurologia; Marcelo Amato, neurocirurgião; Ricardo Regi, fisioterapeuta; Rogério Vidal de Lima, especialista em coluna.

Advertisement

Estilo de vida

Seja qual for o estilo, ouvir uma música pode ser bastante prazeroso, mas você sabia que a prática também traz benefícios em diferentes tratamentos?

Estilo de vida

Os benefícios do mel são muitos, justamente por ele apresentar vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e potássio em sua composição, sendo um aliado da saúde.

Estilo de vida

Cada idade necessita de uma atenção diferenciada, porém, em comum elas precisam de um corpo saudável. Então, confira os exercícios indicados para cada fase!

Estilo de vida

Você sabia que apesar de muito benéfico à saúde, o leite também causa alguns incômodos? Saiba quais são os problemas causados pela intolerância à lactose!

Estilo de vida

A má circulação do sangue é a grande causadora de problemas como as varizes e a trombose. Veja como se prevenir e quais cuidados tomar.

Estilo de vida

Para obter o melhor dos nutrientes da batata-doce é possível combiná-la com certos grupos de ingredientes! Confira 4 alimentos que combinam com batata-doce!

Estilo de vida

As três doenças têm ligação com o cérebro, mas cada uma apresenta as próprias características e alternativas para garantir qualidade de vida ao portador

Estilo de vida

O tratamento a laser é capaz de amenizar diversos problemas de saúde, mas gera algumas dúvidas nas pessoas. Confira questões sobre o assunto.