ESTILO DE VIDA

Dor nas costas: ortopedista indica causas, sintomas e tratamentos

Está sentindo dor nas costas? Confira o que pode ser! Entenda as causas, sintomas e tratamentos e viva com mais qualidade de vida sem esse problema!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/08/2016 às 08:30
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 85% da população terá ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida.

Se você já faz parte dessa estatística, consulte um médico para rever seus hábitos: três meses de dores na coluna e você pode desenvolver um problema crônico.

Para saber mais sobre o assunto, conversamos com o ortopedista Marcello Serrão, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Dor nas costas: ortopedista indica causas e tratamentos

FOTO: Shutterstock

Alterações na postura

Causas

Manter a posição da coluna incorreta ao andar, sentar, deitar ou ao fazer qualquer atividade favorece o aparecimento de doenças que levam à dor como a hiperlordose (aumento da curva lombar) e a escoliose (curvatura lateral da coluna vertebral).

Como é a dor

No caso da hiperlordose, é no meio das costas e na parte lombar, com queixa de queimação e contratura muscular. Já a escoliose, nem sempre se manifesta através da dor, contribuindo para que a doença evolua sem tratamento adequado.

Como tratar

Com fisioterapia, analgesia e correção postural.

Dor nas costas: ortopedista indica causas e tratamentos

FOTO: iStock

Hérnia de disco lombar (parte de baixo das costas) e hérnia de disco cervical (no pescoço)

Causas

É consequência de um esforço físico excessivo em flexão, rotação e carga. Fatores genéticos ou discos envelhecidos também favorecem o aparecimento do problema, por isso, ele é mais comum em pessoas acima de 35 anos.

Como é a dor

A hérnia de disco lombar provoca dor com irradiação para o quadril e as pernas, enquanto a dor gerada pela hérnia de disco cervical é irradiada para os braços ou o tórax.

Como tratar

Além de repouso, normalmente são usados tratamentos conservadores com analgésicos, anti-inflamatórios com miorrelaxantes e correção de postura com RPG.

Dor nas costas: ortopedista indica causas e tratamentos

FOTO: Shutterstock

Se você está com dor…

… Procure um médico o mais rápido possível, pois o quadro pode se agravar. A demora no diagnóstico e no tratamento, que poderia ser com medicação, pode levar à cirurgia.

… Não tome remédio por conta própria. Além dos riscos de alergias e efeitos colaterais, os remédios podem mascarar os sintomas enquanto a verdadeira causa da dor evolui por falta de tratamento adequado.

… Amenize o desconforto colocando gelo sobre o local afetado e fazendo repouso. Uma posição indicada para isso é de barriga para cima com almofadas (tipo triângulo) embaixo do joelho.

Consultoria: Marcello Serrão, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

LEIA TAMBÉM