Dor no joelho: quais as principais causas para esse problema?

A dor no joelho pode ser causada por inúmeros fatores e atingir qualquer idade. Saber como tratá-la é essencial para a qualidade de vida.

None
Síndrome dolorosa femoropatelar: os benefícios da corrida são inúmeros e facilmente perceptíveis, principalmente por aqueles que costumam praticá-la regularmente. Contudo, nem tudo são flores na vida de um corredor: a presença de lesões músculo-esquelét...

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/04/2017 às 09:10
Atualizado às 13:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A dor no joelho pode surgir por variados motivos, em diferentes fases da vida. O joelho é uma articulação bastante delicada e difícil de ser reconstruída, por ser uma articulação instável. Por isso, é importante cuidar da saúde e prevenir possíveis complicações para evitar dores, lesões ou rompimentos. A estabilidade do joelho depende basicamente de manter os ligamentos íntegros, fortes e alinhados, e a musculatura das pernas fortes e resistentes. Pensando nisso, descubra quatro problemas que podem causar dor no joelho e saiba como tratá-los!

Novidade no tratamento para dor no joelho

O joelho possui um líquido que apresenta uma substância similar que, com o passar dos anos, em casos de artrose ou degeneração cartilaginosa, pode diminuir de quantidade ou mudar sua concentração, levando a inflamação crônica, promovendo aumento da velocidade de degeneração da articulação e causando dor.

Alguns estudos mostram que pacientes mais idosos com artrose sem indicação para prótese ou mesmo pacientes mais novos com alterações cartilaginosas podem se beneficiar com a introdução dessa substância na articulação, processo conhecido como viscossuplementação. Ela pode ser utilizada em outras articulações que apresentam lesões condrais frequentemente, como o tornozelo.

Consultoria Antonio Alexandre Faria, ortopedista; Iva Bittencourt, personal trainer

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.