Connect with us

O que você está procurando?

A perda de memória é comum em alguns casos, mas se ela ocorre de forma intensa e recorrente, pode indicar um distúrbio. Veja casos famosos de amnésia
- FOTO: Shutterstock Image

Conheça dois casos curiosos de perda de memória

A perda de memória é comum em alguns casos, mas se ela ocorre de forma intensa e recorrente, pode indicar um distúrbio. Veja casos famosos de amnésia

A aposentada Alzira Cardoso Miguel tinha perdido o marido há cerca de um ano quando teve uma perda de memória súbita. Por 12 horas ela se sentiu confusa, sem saber onde estava e o que estava fazendo. Sua filha, Sylvana, lembra que a mãe ficava perguntando o tempo todo que horas eram, mesmo quando ela tinha acabado de responder. Após vários exames, nenhum problema neurológico grave foi detectado. E 12 horas depois, a memória voltou, como se nada tivesse acontecido.

Quando pensamos em amnésia, a imagem que vem à mente é a da pessoa que não sabe seu passado por ter sofrido algum acidente, como costuma aparecer nos programas de televisão. Porém, a complexidade do cérebro humano permite que esse problema se apresente de diversas formas, inclusive como no caso de Alzira. Porém, algumas perdas de memória podem intrigar até mesmo especialistas.

mulher-ruiva-pensando-memória-amnésia

FOTO: Shutterstock Image

H.M.: O Homem sem memória

O caso mais famoso de perda de memória na literatura médica conta a história de Henry Gustav Molaison, mais conhecido apenas pelas siglas de seu nome: H.M. ou pela alcunha de “homem sem memória¨. Molaison tinha uma grave amnésia anterógrada, causada por uma cirurgia para epilepsia, que retirou os dois lados de seu hipocampo.

Quando ele tinha 27 anos, a epilepsia foi curada, mas Henri se deparou com um problema muito maior: o esquecimento. Como consequência da operação, Molaison passou a não ser mais capaz de se lembrar dos fatos que aconteciam em sua vida, mesmo sabendo exatamente todo o seu passado até o momento da cirurgia. Por isso, ele acordava sempre imaginando ser um dia depois da operação, que ocorreu em 25 de agosto de 1953.

Após o acontecimento, Henri foi voluntário de diversas pesquisas e se tornou o paciente de amnésia mais estudado da história da medicina. Ele faleceu em 2008 e seu cérebro foi doado para estudos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde foi fatiado e escaneado. Atualmente, há um mapa 3D do cérebro de Molaison em desenvolvimento, para colaborar com estudos futuros.

LEIA TAMBÉM

Texto: Karen Barbarini – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Advertisement

Entretenimento

Para conquistar um novo sonho existem três etapas básicas que precisam ser cumpridas. Tais dicas irão evitar que muitos tropeços ocorram pelo caminho!

Entretenimento

Ás vezes precisamos de uma palavra feliz, que anime nosso dia e defina exatamente o nosso momento. Veja 10 perfis de frases no Facebook que você deve curtir

Entretenimento

Está tão quente, mas TÃO quente, que é quase impossível não reclamar! Então, desabafe nas redes sociais com estes 10 memes incríveis!

Entretenimento

O cérebro é praticamente uma máquina de alta tecnologia, mas não consegue fazer duas tarefas exatamente ao mesmo tempo

Entretenimento

A confeiteira Anna Chan é um sucesso no Instagram com seu feed recheado de cupcakes, donuts e sorvetes super fofos. Confira!

Entretenimento

Se o Orkut ainda existisse, em qual comunidade desta lista você não poderia deixar de participar? Clique, confira e divirta-se!

Entretenimento

Saiba mais sobre transtornos psicológicos e como eles se relacionam com a mente de um serial killer. Desde a infância à fase adulta.

Entretenimento

A pequena Raissa Queiroz, de 11 anos, está fazendo o maior sucesso na internet com uma imitação da personagem Paola Bracho, de A Usurpadora. Confira!