Connect with us

O que você está procurando?

Assim como várias doenças que possuem relação, o refluxo e a azia também são responsáveis por algumas perturbações à saúde.
- Foto shutterstock.com

Doenças relacionadas ao refluxo e azia

Assim como várias doenças que possuem relação, o refluxo e a azia também são responsáveis por algumas perturbações à saúde.

O refluxo e a azia possuem relação com outras doenças graves. Sobretudo, é importante destacar que a azia — ao contrário do refluxo — não é uma considerada uma doença, mas, sim, um sintoma. “Ela é descrita como uma sensação de queimação que vai da boca do estômago até a garganta, causada pelo refluxo”, confirma a gastroenterologista Sílvia Furtado.

 

mulher, deitada, cama, mãos, barriga, dor

Foto shutterstock.com

 

HÉRNIA DE HIATO

Caracteriza-se pela passagem anormal do estômago para o tórax e acontece devido a uma abertura natural no diafragma (músculo que separa o abdômen do tórax). O problema pode ser congênito ou adquirido durante a vida — geralmente é causado pela fraqueza dos tecidos que mantêm o estômago em sua posição normal, por conta de fatores como obesidade, idade avançada, gravidez, dentre outros motivos. Os sintomas para o problema normalmente se resumem em azia, arrotos, dificuldades para engolir, fadiga e dor no peito. Contudo, a hérnia de hiato raramente apresenta sintomas.

ESÔFAGO DE BARRET

A doença ocorre quando há uma transformação das células do revestimento da porção inferior do esôfago, ficando parecidas com a do estômago. O motivo? O esôfago de Barret acontece em decorrência de uma agressão da porção inferior do esôfago por muitos anos, causado pelo refluxo gastroesofágico. O esôfago não possui uma camada de proteção (ao contrário do estômago), por isso, quando há refluxo com frequência, uma inflamação é causada no órgão. Os sintomas mais comuns são: azia, queimação, sensação de desconforto na região do tórax e até a dor na garganta.

ÚLCERA

É uma ferida que pode acontecer em vários órgãos, inclusive no estômago. As principais causas para o problema são fatores genéticos, aparecimento de bactérias, uso constante de anti-inflamatórios e estresse recorrente. Após identificada a úlcera, é importante passar longe de substâncias que estimulam a produção de ácidos, parar de fumar e controlar o estresse.

GASTRITE

Ela é definida como uma inflamação que ocorre na parede do estômago. “Os sintomas mais comuns são azia e má digestão, com sangramento ou não no tubo digestivo”, destaca a nutricionista Patrícia Ramos. Além dos medicamentos indicados pelo especialista para tratar a doença, também é recomendada a mudança de hábitos: evitar alimentos gordurosos e diminuir o consumo de álcool são ótimas medidas.

Saiba mais:

Proteínas de origem vegetal ou animal? Qual a melhor opção?

Confira alguns vilões na alimentação das crianças

Você sabe a importância de aproveitar todas as partes do abacaxi?

Consultoria Sílvia Furtado,  gastroenterologista; Patrícia Ramos,  nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

A prática de exercícios físicos é importante para dormir melhor, ainda mais se as atividades forem realizadas dentro da água!

Estilo de vida

Para quem sofre com má digestão, um dos tratamento é a mudança na alimentação. Um novo cardápio é fundamental para quem não quer sentir alguns incômodos.

Estilo de vida

A síndrome do olho seco é uma das principais causas de atendimentos nos consultórios oftalmológicos. Confira 8 atitudes que ajudam a minimizar o incômodo.

Estilo de vida

Atualmente existem diversas opções de leites e derivados livres da substância no mercado. Confira 5 receitas de vitaminas sem lactose e se delicie!

Estilo de vida

A asma não tem causa externa, é um problema genético. Embora não tenha cura, é possível mantê-la sob controle por meio do tratamento correto.

Estilo de vida

O chá de hibisco ganhou fama por auxiliar no processo de emagrecimento, mas tem muitos outros benefícios. Conheça as propriedades e indicações da planta.

Estilo de vida

A cirurgia refrativa surgiu com a missão de recuperar os problemas que alteram a visão. Confira 5 questões sobre o tema e tire suas dúvidas!

Estilo de vida

Quem tem alergia não precisa conviver com os sintomas. É possível tratar e até mesmo curar o problema, desde que o tratamento seja iniciado rapidamente.