Connect with us

O que você está procurando?

As doenças psicossomáticas ainda são pouco conhecidas por muitas pessoas, mas devem ser tratadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes
- Cada paciente apresenta sintomas específicos e deve ter um tratamento individualizado. FOTO iStock.com/Getty Images

Doenças psicossomáticas: entenda o que é esse problema e como detectá-lo!

As doenças psicossomáticas ainda são pouco conhecidas por muitas pessoas, mas devem ser tratadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Você, provavelmente, já ouviu alguém dizer que pensamentos positivos atraem coisas boas ou que ter uma visão negativa aproxima episódios igualmente desagradáveis. A lógica é válida e, inclusive, comprovada pela ciência. Prova disso é o reconhecimento da existência das doenças psicossomáticas. Trata-se do tipo de patologia que tem motivação psicológica e causa alterações no corpo. “É comum que pessoas angustiadas, nervosas, preocupadas e tristes tenham problemas em seus sistemas imunológicos. O sofrimento emocional produz cortisol, o hormônio do estresse, fazendo com que o organismo fique doente”, destaca a psiquiatra Maria Cristina De Stefano.

É doença, sim!

Apesar do não aceitamento e até do preconceito (por vezes decorrente da falta de conhecimento) que rondam as doenças psicossomáticas, elas se manifestam e exigem tratamento especializado. De acordo com a individualidade do paciente é possível definir como o acompanhamento será realizado. Mas, atenção: doença psicossomática não é sinônimo de somatização.

 

Buscar ajuda especializada é uma forma de conquistar bem-estar ao tratar as doenças psicossomáticas.

Buscar ajuda especializada é uma forma de conquistar bem-estar ao tratar as doenças psicossomáticas. FOTO iStock.com/Getty Images

 

“A primeira apresenta evidência médica de comprometimento de um órgão ou sistema. Já a segunda ocorre em indivíduos com vasta história de queixas clínicas (somáticas) envolvendo múltiplos órgãos ou sistemas com duração de vários anos, busca por exames e tratamentos médicos sem evidência clínica”, explica o psiquiatra Eduardo Birman. De qualquer forma, ambas demandam cuidados profissionais.

Não confunda!

Doenças psicossomáticas e doenças emocionais são tipos diferentes de patologia. “As emocionais são caracterizadas pelo ‘exagero’ de certas emoções. Todos temos medo, por exemplo, mas um medo patológico torna-se uma fobia”, pontua o psicanalista Cristian Boragan. Síndrome do pânico, crise de ansiedade, transtorno bipolar e transtorno obsessivo compulsivo são exemplos de doenças emocionais. Já as psicossomáticas são doenças físicas clinicamente comprovadas e com causas emocionais.

 

Consultoria Cristian Boragan, psicanalista; Maria Cristina De Stefano, psiquiatra

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Você possui dificuldade para enxergar de longe? Sente dor de cabeça e que seus olhos estão cansados? Esses são alguns dos sintomas da miopia.

Estilo de vida

A malária ainda é responsável por causar várias mortes atualmente, principalmente na África. Descubra um pouco sobre essa doença e veja como proteger-se!

Estilo de vida

Existem alguns aplicativos para diabetes que têm como principal objetivo auxiliar a vida de seus usuários. Confira a seguir!

Estilo de vida

O cérebro precisa ser estimulado frequentemente e você pode contar com a ajuda da tecnologia. Confira opções de aplicativos para desenvolver habilidades!

Estilo de vida

Você já se perguntou se a insônia atinge mais mulheres? Descubra se isso é mesmo verdade e conheça um pouco mais esse problema

Estilo de vida

Os benefícios do alongamento não são só para pessoas que fazem alguma atividade física. Portanto, confira algumas vantagens de se alongar regularmente!

Estilo de vida

O gengibre é mais poderoso do que se pode imaginar. Conheça os benefícios e como incluir 9 opções de chás com gengibre poderoso em sua rotina!

Estilo de vida

Cuidados são essenciais, por isso saiba como fazer a higienização das verduras, conservá-las por mais tempo e preparar saladas mais saudáveis!