ESTILO DE VIDA

Doenças são mais perigosas quando contraídas à noite

As doenças que afetam os humanos são inúmeras e podem ser contraídas em várias situações. Mas, são mais perigosas quando contraídas à noite.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/08/2016 às 19:16
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já se perguntou se existe alguma relação entre o período de dia e a manifestação de doenças? Se algo assim parece loucura para você, saiba que pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) descobriram que ficar doente à noite traz mais consequências ao organismo do que ser contaminado durante o dia.

Doenças contraídas à noite oferecem mais riscos à saúde

FOTO: Shutterstock Images

Para chegarem a essa conclusão, os cientistas avaliaram a saúde de ratinhos: eles foram infectados com vírus influenza A ao longo do dia. A cada 12h, o ambiente era alternado entre claro e escuro – justamente para simular o ciclo natural do dia e da noite. Para a surpresa geral, os animais que entravam em contato com a doença na hora de dormir eram mais afetados: o vírus se espalhava 12 vezes mais rápido.

SAIBA MAIS:

Conheça problemas relacionados ao refluxo e à azia

Dieta paleolítica pode reduzir problemas do coração

Os problemas de pele que mais afetam o bebê: descubra tratamento e sintomas

Para os pesquisadores, isso acontece porque, durante o dia, a força da proteção de nossas células se altera, e quem determinaria quais períodos ela deve estar com força máxima ou prejudicada seria justamente o ciclo circadiano (nome científico para identificar o que é comumente conhecido como relógio biológico).