Saiba diferenciar algumas doenças que afetam a garganta

São muito comuns queixas de incômodo na garganta. Mas a tal dor pode significar muitas coisas, e é preciso entender o que de fato se passa no organismo

-

Uma mudança brusca na temperatura ou uma noite de sono sem se cobrir. Depois dessas situações, são muito comuns queixas de um certo incômodo na garganta. Mas a tal dor pode significar muitas coisas, e é preciso entender o que de fato se passa no organismo para adotar um tratamento eficaz. Conheça algumas doenças que atingem a gargante e saiba quais sãos seus principais sintomas.

 

mulher garanta dor lenco gripe doenca

Foto: Reprodução

 

Amigdalite

Ela é uma inflamação que ocorre nas amígdalas, estruturas pequenas e arredondadas localizadas no fundo da boca. Também chamadas de amígdalas palatinas, têm a função de proteger o organismo de infecções e de colaborar com a produção de anticorpos que aumentam sua imunidade. Febre, dor de garganta, falta de apetite, hálito ruim, dificuldade para engolir e até inchaço nos gânglios do pescoço são sintomas comuns quando ocorre o processo inflamatório.

Em um primeiro momento, deve-se tratar apenas os sintomas, com antitérmicos, analgésicos e alimentos que aumentam a imunidade, na expectativa de que o organismo vença a atuação do vírus. Se essas orientações vêm de um médico, é preciso ter um pouco de paciência para avaliar a melhora (ou não) do paciente. Caso o quadro de inflamação não regrida e o indivíduo continue se sentido mal, depois desse período, antibióticos entram em ação para combater o problema.

 

homem dor garganta mao

Foto: Shutterstock

 

Laringite e faringite

Laringite e faringite são outras doenças que causam dor na garganta. A primeira é uma infecção que ocorre na estrutura pela qual o ar inspirado pelo nariz chega aos pulmões. Na maioria das vezes, causa rouquidão, perda da voz e dificuldade de respiração, mas não provoca dores. Geralmente, é causada por vírus, mas também pode resultar da ação de bactérias, de fungos, do uso exagerado das cordas vocais, de tosse excessiva, do consumo abusivo de álcool e cigarros e até aparecer de forma espontânea.

Típica da primeira infância, a laringite estridulosa é popularmente chamada ‘tosse de cachorro . É comum estar associada a outros males como a bronquite e a pneumonia. Quando tem duração breve, isto é, cerca de quatro ou cinco dias, é chamada de aguda, mas, se o período de crise se estende, torna-se crônica, podendo durar até três semanas.

Analgésicos, pastilhas ou gargarejo com água morna e sal aliviam o desconforto na garganta, mas o tratamento depende do que causou a infecção da faringe. Eles variam conforme a origem da doença. Se for viral, apenas os sintomas serão administrados, fortalecendo as defesas do organismo, seja por meio da ali – mentação ou suplementos, aplicando analgésicos e esperando a reação do corpo durante a atuação do vírus. Mas se o diagnóstico for de uma faringite bacteriana, então, é preciso entrar com antibióticos específicos para cada caso. Se não tratada, a faringite pode evoluir para febre reumática, doença que coloca em risco o coração.

 

Texto Redação Alto Astral

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência