Doenças bucais: você sabia que o seu pet também pode ter?

Não são só as pessoas as vítimas das doenças bucais, os bichinhos de estimação também podem sofrer com doenças da boca. Confira mais sobre!

- Foto Shutterstock.com

Ao contrário do que se imagina, o mau hálito dos animais não é normal: esse é o primeiro indício de que algo não vai bem na boca do seu amigo de quatro patas. Confira as doenças bucais que seu animalzinho pode ter e como tratar!

 

gatos e cachorros

Foto Shutterstock.com

 

Problemas sérios

  • Cães e gatos estão sujeitos a diversas doenças bucais, entre elas, formação de placa bacteriana e posicionamento incorreto dos dentes.
  • “Cerca de 85% dos animais apresentam algum grau de problema periondontal, desde uma simples inflamação da gengiva (gengivite), que é reversível, até a destruição das estruturas que sustentam os dentes (periodontite), que é irreversível, mas pode ser controlada”, afirma a veterinária e cirurgiã dentista Michele Venturini.
  • Ela informa que cachorros de raças pequenas, como poodle e maltês, são os mais sujeitos a esse tipo de problema.
  • A maioria dos bichinhos está livre apenas das cáries, devido ao pH salivar diferente e à alimentação, que não costuma ter agentes causadores da doença.

Atenção aos sinais

Além do mau hálito, os problemas bucais desencadeiam dor. Além disso, o bichinho pode sofrer uma mudança no comportamento, deixando de se alimentar e dormir. E outra sintoma pode ser sua falta de interação com a família.

Complicações comuns

As infecções bucais, causadas pela falta de higiene, podem se espalhar pelo organismo do bichinho de estimação e comprometer outros órgãos, como o coração. Já a formação de camadas de placa bacteriana e tártaro resulta em perda dos dentes ou extração, para que a doença não prejudique ainda mais a saúde do animal.

O que fazer?

A melhor forma de prevenir que os pets tenham problemas bucais é limpar os dentes deles todos os dias com creme dental e escova específicos. Para complementar a higiene, ofereça courinhos para seu bicho roer. Se o animal não permitir a escovação dos dentes, é recomendada a limpeza periódica em clínicas veterinárias, sempre sob efeito de anestesia inalatória.

 

Leia também: 

Outros cuidados

  • Se o seu bichinho fraturar ou perder os dentes, é possível fazer implantes ou restaurações em clínicas dentárias veterinárias especializadas.
  • Para corrigir o mau posicionamento dos dentes, responsável por lesões internas na boca do animal, existem até aparelhos ortodônticos fixos.
  • Vale a pena também acompanhar a troca da dentição dos pets: em alguns casos é preciso retirar os dentes de leite que não caíram no momento certo.

Consultoria Michele Venturini, veterinária e cirurgiã dentista; 

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência