Connect with us

O que você está procurando?

Muitas delas são relacionadas à visão, por conta do contínuo uso de computadores, e ortopédicas, pelos movimentos repetitivos das mãos. Saiba mais sobre o assunto!
- Visão e audição podem ser prejudicados em alguns trabalhos FOTO: iStock

Doenças no ambiente de trabalho: saiba como se prevenir

Muitas delas são relacionadas à visão, por conta do contínuo uso de computadores, e ortopédicas, pelos movimentos repetitivos das mãos. Saiba mais sobre o assunto!

A longa e exaustiva rotina profissional pode oferecer riscos à saúde. Algumas doenças no ambiente de trabalho podem surgir, sendo temporárias ou crônicas. Muitas delas são relacionadas à visão, por conta do contínuo uso de computadores, e ortopédicas, pelos movimentos repetitivos das mãos, por exemplo.  Conheça as principais doenças que podem ser adquiridas no ambiente de trabalho!

 

LER

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER), ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT), é a mais comum no ambiente de trabalho. O especialista, no entanto, ressalta que há outras formas de desenvolver o problema:“É importante frisar que a LER pode ser contraída em qualquer ambiente. As causas mais comuns são o estresse, a má postura ou até mesmo o uso excessivo de computador ou videogame. Já a DORT é quando o paciente contrai a doença por esforço repetitivo, ocasionado pelas tarefas da sua função”, explica.

Os hormônios alteram a audição feminina e causam sintomas como zumbido e hipersensibilidade.

Trabalhar em locais em que existem ruídos muito altos prejudica a audição. FOTO: Shutterstock

Surdez

Quando o trabalhador atua em setores e ambientes com altos ruídos e/ou grande poluição sonora, acaba tendo sua audição afetada e diminuída aos poucos. Essa situação é mais comum no segmento de indústrias e obras.

Desgaste da visão

Profissionais que utilizam muito a visão são os principais alvos para esse tipo de doença. Além de cargos administrativos, que usam constantemente o computador, trabalhadores noturnos, como vigias, guardas e operadores 24h, também podem sofrer com o desgaste da visão, já que a jornada noturna exige mais esforço visual.

Doenças hormonais: obesidade

O diabetes também pode estar entre as doenças. FOTO: Shutterstock.com

Outras doenças no ambiente de trabalho

Os trabalhadores também estão vulneráveis a outras doenças, como hipertensão, diabetes, obesidade ou dores na coluna, e àquelas que afetam o psicológico, como depressão, síndrome do pânico e distúrbios de ansiedade. A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, está cada vez mais presente no ambiente de trabalho em várias profissões, e é resultado de um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições desgastantes. Em todos os casos, Coelho alerta para o tratamento adequado, indicado por um especialista.

 

Existe prevenção, sim!

Para reduzir o número de casos de doenças no ambiente de trabalho e até evitar muitas delas, são indicados diversos procedimentos, como a ginástica laboral. A técnica é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, durante o expediente, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos colabroadores por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Segundo Coelho, nem sempre esses métodos são capazes de impedir a doença ocupacional. “Os exercícios preventivos durante a jornada de trabalho não são garantia de que o colaborar não vai adquirir a doença, mas eles são extremamente importantes para a prevenção. Os procedimentos devem ser feitos diariamente e, pelo menos, mais de uma vez ao dia”, recomenda.

 

Consultoria: Antônio Luís Coelho, ortopedista

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Algumas mudanças de hábitos ajudam a melhorar o funcionamento do organismo e até a afastar doenças. Veja como isso é possível e deixe seu dia a dia mais saudável!

Estilo de vida

É possível que sementinhas tão pequenas possam trazer tantos benefícios para a saúde? Conheça o poder do gergelim na alimentação e acrescente hoje mesmo nos seus pratos!

Estilo de vida

Os ovários policísticos podem ser identificados durantes um exame comum no ginecologista e, mesmo não existindo cura, é possível tratar o problema. Entenda como ele aparece, quais seus principais sintomas e quais os perigos dessa doença!

Estilo de vida

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e transmitida por mosquitos. Algumas regiões do Brasil foram consideradas áreas de risco, então previna-se com a vacina e formas alternativas de como evitar o mosquito da febre amarela.

Estilo de vida

As pessoas frequentemente ocupam a mente com problemas e preocupações que acabam por afetar a saúde mental. Se você costuma se sentir mal e para baixo, essas dicas para afastar pensamentos negativos podem te ajudar!

Estilo de vida

Conheça um cardápio com chia que protege a saúde, afastando doenças, e favorece a perda de peso. Aposte sem medo e aproveite!

Estilo de vida

Você sabe como combater o câncer? Além de procurar ajuda médica, é possível prevenir os tumores através de uma alimentação saudável e equilibrada

Estilo de vida

Com a chegada do outono, incômodos relacionados à saúde capilar começam a aparecer. Saiba como prevenir a caspa na estação e evite que esse problema apareça!