Connect with us

O que você está procurando?

A doença no fígado, chamada de doença hepática, faz com que o órgão perca suas funções, comprometendo a saúde dos animais. Saiba como cuidar do seu pet!
- A doença no fígado é agravada pela falta de apetite do animal | Foto: Freepik

Doença no fígado também acomete os cães, proteja-os!

A doença no fígado, chamada de doença hepática, faz com que o órgão perca suas funções, comprometendo a saúde dos animais. Saiba como cuidar do seu pet!

Conforme os cachorrinhos envelhecem, o funcionamento de seu organismo começa a mudar e as doenças começam a surgir, como a doença no fígado, um órgão fundamental que exerce várias funções, entre elas a de filtrar o sangue, enviando para os rins as toxinas que devem ser eliminadas. Algumas infecções e anomalias podem causar problemas no fígado, que caracterizam-se como doença hepática, e é uma das cinco principais doenças para a morte de cães. Conheça as causas, quais raças são mais propensas a sofrer desse problema e como cuidar do seu bichinho!

Causas

A maioria dos casos de hepatite primária canina tem origem idiopática, isto é, surgem espontaneamente. Mas também há hepatopatias causadas por micro-organismos, toxinas, drogas, reações imunomediadas, distúrbios hereditários relacionados ao metabolismo de cobre, alterações metabólicas raciais, além de neoplasias.

Predisposição da doença no fígado

A idade média de animais acometidos está entre quatro e sete anos, tanto em machos como em fêmeas. As raças mais predispostas são: Dobermann, Pinscher, West Highland White Terrier, Scottish Terrier, Labrador Retriever, Cocker Inglês e Cocker Americano.

Sintomas

Os sintomas dependem da gravidade e progressão da doença e só são observados quando a enfermidade esgota as reservas hepáticas. Os pacientes podem apresentar quadros gastrintestinais inespecíficos, como hiporexia, perda de peso, náusea, êmese e diarreia.

Dieta específica

a doença no fígado é agravada pela falta de apetite do animal. Por isso, o alimento
precisa ser bastante palatável e muito digestível, para reduzir o estado catabólico. É preciso oferecer uma dieta de manutenção que utilize proteínas em quantidade suficiente para atender a regeneração, reparação e manutenção do fígado.

 

Fonte: Marcello Machado, gerente técnico nacional da Total Alimentos. www.equilibriototalalimentos.com.br

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Para ter uma ajudante perfeita em casa e uma relação sem problemas, é fundamental saber qual o papel da babá e qual o da mãe

Estilo de vida

Você sabia que esse vegetal é rico em antioxidantes e muito benéfico para o coração? Conheça algumas receitas com cebola e afaste doenças!

Estilo de vida

Acabe com as desculpas e encare a atividade física regular como uma meta de vida. Com treinos bem preparados, você só tem a ganhar!

Estilo de vida

Com um pouco de determinação é possível se manter firme na dieta mesmo fora de casa. Confira algumas dicas para se alimentar bem no ambiente de trabalho!

Estilo de vida

Se você ama o prato e sofre para fazer dieta, seus problemas acabaram! Confira dicas e até receitas para consumir pizza de maneira saudável

Estilo de vida

Confira e prepare hoje mesmo esta receita de caldo de mandioquinha light, uma opção saborosa para não sair da dieta nos dias mais frios!

Estilo de vida

Os exercícios físicos já se tornaram fundamentais. Portanto, não fique parado e conheça o grau ideal de atividade física recomendada para cada idade!

Estilo de vida

A dieta detox possui inúmeros benefícios para o organismo. Ela faz uma "limpeza" nas toxinas e gordurinhas. Altamente recomendada pelas celebs!