ESTILO DE VIDA

Fique atenta: especialistas explicam o que é a doença celíaca e quais alimentos são permitidos

Saiba mais sobre a doença celíaca, quais os seus sintomas e causas e, principalmente, quais alimentos são permitidos em uma dieta sem glúten

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/10/2017 às 16:20
Atualizado às 12:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A intolerância permanente ao glúten tem nome: doença celíaca. Os celíacos, pessoas que sofrem com esse distúrbio, devem evitar consumir alimentos com essa proteína, pois ela dificulta a absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água pelo organismo. Isso acontece porque há uma inflamação da mucosa dos tecidos do intestino e dos órgãos em volta. ”Sua origem é familiar e leva à intolerância e inflamação dos órgãos do sistema digestivo”, explica o nutrólogo Fernando Bacalhau.

Quais os sintomas da doença celíaca?

Os pacientes relatam emagrecimento intenso, fraqueza, cabelos quebradiços e fragilidade do sistema imunológico. “Algumas pessoas que possuem alergia leve ao glúten podem apresentar inchaço e má digestão”, complementa Paula Castilho, nutricionista.

Diagnóstico e formas de tratamento

O diagnóstico da doença celíaca pode ser confirmado após uma identificação precisa do nível de intolerância ao glúten, que é feita através de exames clínicos. O tratamento pode ser realizado a partir de dietas controladas e, dependendo do caso, de medicações para diminuir as reações inflamatórias do intestino.

Por que tirar o glúten emagrece?

“Alimentos com glúten levam à maior liberação de insulina pelo pâncreas, absorvendo maior número de calorias. Dietas com pouco glúten levam à ingestão de alimentos menos calóricos, causando a maior perda de peso”, explica Fernando.

Confira abaixo o que é ou não permitido na dieta celíaca:

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Fernando Bacalhau, nutrólogo; Paula Castilho, nutricionista

LEIA TAMBÉM