Connect with us

O que você está procurando?

Falar “sim” para tudo pode até parecer uma atitude cordial, entretanto, danos emocionais podem lhe afetar se o não nunca for dito!
- FOTO: Shutterstock

Aprender a dizer “não” pode melhorar sua qualidade de vida!

Falar “sim” para tudo pode até parecer uma atitude cordial, entretanto, danos emocionais podem lhe afetar se o não nunca for dito!

Você já parou para pensar como seria se dissesse “sim” para tudo? Aceitar todos os convites para sair, sempre prestar favores aos outros, trabalhar excessivamente… Tudo isso pode ser muito prejudicial à sua saúde física e mental, além de acabar acarretando alguns problemas que poderiam ser evitados. “Quando você não sabe negar, está concordando com a maneira do outro, isto é, evita limites e não mostra o quão aquilo pode ser negativo para você. É preciso deixar de ter medo de dar uma resposta negativa, fazendo com que o seu desejo seja respeitado de maneira consciente”, aconselha a psicóloga Letícia Guedes.

 

mulher-dizendo-não-aprenda

FOTO: Shutterstock

 

Saiba mais!

5 dicas para manter a mente saudável

Como funcionada a depressão na terceira idade

5 passos para controlar a ansiedade

 

criancas-dizendo-nao

FOTO: Shutterstock

 

Tem dificuldade em dizer “não”? Veja como fazer isso em 4 passos

Para aprender a dizer “não”, o primeiro passo a ser tomado é evitar o sentimento de culpa. Pense: quantas vezes as pessoas já lhe negaram favores? E mais do que isso: quanto aquele favor poderá prejudicar a sua rotina? Vamos aos passos:

 

• 1º passo: a questão não é começar a ser uma pessoa que sempre nega as coisas para passar segurança e determinação. Tudo deve ser equilibrado, a fim de que sua paz interior – que é o bem mais precioso de todos – não sofra com esse tipo de resposta. É importante experimentar! Se alguém lhe oferecer algo para comprar e você não quiser naquele momento, diga que está economizando. Certamente, a pessoa não reagirá mal se a sua resposta for cordial.

• 2º passo: agradeça, sempre! Apareceu um convite para sair ou viajar, mas você não está afim de aceitar ou não quer se comprometer financeiramente? Negue, mas não deixe de agradecer pela lembrança. Isso fará com que ela também o convide nas próximas vezes e, quem sabe, você já esteja com vontade de quebrar a rotina.

• 3º passo: que tal delegar funções? Em vez de realizar a tarefa que a pessoa pediu e entregá-la prontamente, procure ensiná-la a fazer ou até mesmo sugerir outra pessoa para ajudá-la. Assim, você estará ajudando, porém, com uma carga menor.

• 4º passo: reflita. Pense bem em tudo o que já fez pelas pessoas e se elas retribuíram suas gentilezas. Depois, liste mentalmente as situações que mais gostaria de negar. Vale até mesmo ensaiar na frente do espelho! O importante é estar bem consigo mesmo e conquistar sua felicidade plena. Então, desintoxique-se!

 

Consultoria Letícia Guedes, psicóloga

Advertisement

Estilo de vida

É comum que tenhamos mais ou menos dificuldades em aprender determinado assunto. Entenda melhor por que algumas pessoas tem mais facilidade que outras

Estilo de vida

É inegável que a escola tenha um papel fundamental no desenvolvimento da pessoa. Entenda como a educação beneficia o aprendizado infantil

Estilo de vida

Os usos práticos da inteligência artificial incluem áreas diversas. Saiba onde ela é aplicada e quais as suas principais funcionalidades!

Estilo de vida

A inteligência artificial reproduz a inteligência em máquinas e outros dispositivos. Saiba mais sobre essa impressionante tecnologia!

Estilo de vida

Diversas áreas do cérebro humano estão envolvidas em nosso processo de inteligência. Conheça e entenda a função de todas elas!

Estilo de vida

Os temperos prontos, ou seja, industrializados, fazem muito mal para a saúde. Que tal optar por opções mais naturais e beneficiar toda a família?

Estilo de vida

As doenças que afetam os humanos são inúmeras e podem ser contraídas em várias situações. Mas, são mais perigosas quando contraídas à noite.

Estilo de vida

Você é daquelas pessoas que pensa que quem perdoa nunca esquece? Segundo um estudo, o motivo da mágoa pode sim ser esquecido. Veja!