Connect with us

O que você está procurando?

Gosta da goma mas enjoou do modo tradicional? Não precisa cortar da dieta! Confira 4 modos diferentes de preparo da tapioca.
- Foto iStock.com/Getty Images

Diversifique: confira mais 4 maneiras de preparo da tapioca

Gosta da goma mas enjoou do modo tradicional? Não precisa cortar da dieta! Confira 4 modos diferentes de preparo da tapioca.

Versatilidade. Essa é uma das palavras que melhor definem a goma de tapioca. E não é a toa. Na frigideira, como crepioca, com grãos, em receitas mais elaboradas – como bolos – e até em forma de chá. Essas são algumas das maneiras de preparar esse alimento queridinho do momento de quem deseja perder peso ou ter uma alimentação mais leve e saudável. Saiba mais!

Goma de tapioca

Foto iStock.com/Getty Images

Massa na frigideira

É o modo de preparo mais tradicional. Basta cobrir uma frigideira com a goma da tapioca, esperar alguns minutos até que fique firme e virar a massa para que o mesmo aconteça do outro lado. A nutricionista Christiane Bergamasco cita algumas das propriedades do alimento: “é isento de glúten e de conservantes, não contém gorduras trans e hidrogenada e tem pouco sódio. O principal nutriente é o carboidrato. Contém vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e ferro”.

Além disso, vale a pena investir e se atentar aos recheios para garantir a nutrição! “Se o objetivo é o emagrecimento (ou a saúde), é importante evitar recheios calóricos, como doce de leite, leite condensado e chocolate”, indica a nutricionista Ana Lúcia Pontello.

Crepioca

Trata-se da mistura da goma de tapioca com ovo. “Para preparar a crepioca, misture bem um ovo e uma clara (essa quantidade pode variar de acordo com o gosto individual) com duas colheres (sopa) cheias de goma de tapioca peneirada e já hidratada. Depois, basta assar essa massa em uma frigideira antiaderente, virando para dourar os dois lados, e rechear”, ensina a nutricionista Flávia Figueiredo.

É possível, também, substituir o ovo por cerca de 50ml de leite. A nutricionista Mariá Vaz Valentim destaca que a crepioca promove mais saciedade que a receita de tapioca comum e pode turbinar o ganho de massa magra para quem pratica exercícios físicos regularmente, já que possui mais proteínas que a versão tradicional.

Saiba mais:

3 motivos para preferir alimentos assados

Cereais: conheça os benefícios desses alimentos!

Saiba como aproveitar as sobras dos alimentos

Com fibras na massa

colher de pau com chia

Foto iStock.com/Getty Images

Chia, linhaça e aveia são exemplos de ingredientes a serem acrescentados na massa da tapioca para aumentar o teor de fibras do alimento. Uma das maneiras de preparo é adicionar 1 colher (sopa) de um grão ou semente à sua escolha em 2 colheres (sopa) da goma de tapioca.

Em forma de chá

Sim, é possível! E com somente dois ingredientes: o sagu, feito a partir da mandioca – no caso do Brasil -, e um chá detox. A nutricionista Paula Fernandes Castilho recomenda o chá verde ou o de hibisco. “É comprovado que a substância encontrada nesses dois chás tem a ação de quebrar as moléculas de gordura, o que ajuda no emagrecimento”.

Uma dica é consumir a bebida nos intervalos das refeições principais (almoço e jantar), como no lanche da tarde. “O sagu se transforma em uma goma dentro do estômago, o que dificulta haver espaço para os alimentos. Consequentemente, inibe a fome e a vontade de comer a toda hora”, explica Paula.

Receita de chá com tapioca

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de sagu

Água para o cozimento

1 copo (200ml) de chá verde ou de hibisco

Mel a gosto

Suco de 1/2 limão siciliano

Modo de preparo

Deixe o sagu de molho na água por 2 horas. Despeje em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para não grudar, por 15 minutos. Prepare a infusão do chá, misture ao sagu e continue cozinhando por 10 minutos ou até o sagu amaciar e ficar transparente. Adoce com mel e limão. Sirva.

 

Texto Ana Beatriz Casali/Colaboradora

Consultoria Ana Lúcia Pontello, nutricionista; Christiane Bergamasco, nutricionista; Flávia Figueiredo, nutricionista; Mariá Vaz Valentim, nutricionista; Paula Fernandes Castilho, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

Dormir depois das refeições principais é uma maneira prática e bastante eficaz para prevenir o risco de doenças do coração.

Estilo de vida

Os aparelhos eletrônicos usados em excesso podem comprometer a saúde cerebral e prejudicar a memória, segundo pesquisa feita no Reino Unido.

Estilo de vida

Pesquisa revela as mudanças principais que ocorrem no cérebro em seu desenvolvimento durante a adolescência - um segredo que a neurociência descobriu só agora

Estilo de vida

A azia está relacionada à obesidade, pois a gordura corporal, quando em excesso, aumenta a pressão na região do abdômen, pressionando o estômago.

Estilo de vida

Apesar de ser um carboidrato de alto índice glicêmico, a tapioca pode ajudar a perder peso. Confira como incluir o alimento na dieta!

Estilo de vida

Muitas pessoas diagnosticadas com depressão ficam com receio de usar os remédios antidepressivos devido ao medo do vício. Afinal, os antidepressivos viciam?

Estilo de vida

Ginecologista explica por que a menopausa ocorre, as alterações que gera no corpo e como amenizar essa fase que surge com o envelhecimento da mulher

Estilo de vida

Dividido conforme a gravidade das funções cotidianas afetadas, cada tipo de depressão necessita de acompanhamentos distintos.