ESTILO DE VIDA

Displasia cleidocraniana: o problema de Dustin, de Stranger Things

Gaten Matarazzo, o Dustin, de Stranger Things, tem displasia cleidocraniana. Entenda o que é, causas e tratamentos da doença!

None
FOTO: Reprodução / Instagram

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 10:42
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Gaten Matarazzo é o ator que interpreta o personagem Dustin Henderson no seriado Stranger Things, exclusivo da Netflix. Além do talento e da simpatia, outro fato também chama a atenção no ator mirim: Gaten é “banguela”.

Conversamos com o Dr. Mario Groisman, Mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, Suécia, para entender a displasia cleidocraniana – doença que afeta o garoto e faz com que seus dentes permanentes não nasçam.

O que é displasia cleidocraniana?

Segundo o Dr. Mario Groisman, a displasia cleidocraniana é um distúrbio envolvendo o desenvolvimento dos ossos na área do crânio e clavícula.

É uma condição genética e, muitas vezes, hereditária, que tem 50% de chances de ser transmitida de pai para filho. É uma condição muito rara, observada em 1 a cada um milhão de pessoas.

O diagnóstico é rápido: feito através de um raio-x.

No caso de Gaten Matarazzo, e de muitas outras crianças com displasia cleidocraniana, os dentes de leite nascem mas, ao caírem, os dentes permanentes não nascem ou ficam escondidos na gengiva.

Gaten Matarazzo banguela

FOTO: Reprodução / Instagram

Sintomas e limitações

Pode alterar o padrão de mastigação e a fala“, afirma Mario. Porém, é claro: a autoestima também pode ser afetada e é um ponto que merece atenção para que a criança não se sinta mal ao socializar com a turma.

Já reparou que a fala do ator Gaten Matarazzo é um pouco diferente? Essa é uma das limitações da displasia cleidocraniana: “a falta de dentes, principalmente na frente, pode causar problemas na fala“, constata o ortodontista.

Mario Groisman ainda comenta que a displasia cleidocraniana pode afetar a clavícula (às vezes, a pessoa, pode até não tê-la), normalmente é uma pessoa de baixa estatura, mãos pequenas, e com proeminência ou achatamento da face.

Gaten Matarazzo banguela

FOTO: Reprodução / Instagram

Inclusão

Para o ortodontista, a inclusão do personagem com a doença é um ponto interessante. “O curioso é que o problema foi incluído depois do ator já ser escalado, ou seja, não fazia parte do personagem. Apesar de ser um problema que afeta uma parcela pequena da sociedade, é um problema que existe, e é importante ter essa representatividade. Achei de muito bom tom ser um personagem inteligente, e um dos mais queridos da série“. Sem dúvidas, o banguela Dustin Henderson tornou-se um dos personagens mais queridos de Stranger Things!

Tratamento

Na questão odontológica, segundo Mario Groisman, a solução é cirúrgica: “Já que os dentes permanentes ficam ‘escondidos’ dentro do maxilar, o procedimento visa expor esses dentes“.

O ideal é fazer a cirurgia após os 12 anos de idade. O processo demora em torno de dois anos para ser finalizado, dependendo do caso.

SAIBA MAIS

Netflix prega peça no elenco de Stranger Things: Assista!
Referências de Stranger Things aos filmes e séries dos anos 80!
5 ótimos motivos para assistir Stranger Things na Netflix

Recado aos fãs brasileiros

Em um recado especial aos fãs brasileiros, Gaten apareceu com os dentes já no lugar, feliz e satisfeito!

For all my fans in Brazil!! ???

A video posted by Gaten Matarazzo (@gatenm123) on

FONTE: Dr. Mario Groisman, Mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, Suécia e membro da Academia Brasileira de Odontologia.