Direitos do consumidor: confira 10 benefícios previstos na lei!

Como consumidor, é muito importante você estar por dentro do seus direitos, afinal você está pagando. Confira 10 direitos que são seus!

None
Foto istock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/03/2017 às 10:36
Atualizado às 13:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Conheça os direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor!

mulher segurando sacolas de compras

Foto istock.com/getty images

1- Na compra de veículo usado, a garantia é de 90 dias para o veículo todo e não apenas motor e câmbio.

2- Ao assinar qualquer tipo de contrato, exija a sua cópia.

3- Quando um produto vai para conserto na assistência técnica, o prazo de entrega já começa a contar. Se não estiver na garantia, os 30 dias contam a partir da data da aprovação do orçamento.

4- Se um produto está na garantia e não é consertado em 30 dias, peça a troca por um aparelho novo ou a devolução do dinheiro pago pelo produto com juros e correção monetária.

5- No caso de intoxicação, o consumidor deve guardar o resto do alimento como prova para denunciar aos órgãos de defesa do consumidor e ao fabricante.

6- É direito do consumidor ser atendido na hora marcada de sua consulta médica, odontológica, etc. Caso comprove algum prejuízo pelo atraso, poderá cobrar o ressarcimento do profissional.

7- O convênio médico não pode negar atendimento mesmo que o consumidor esteja com duas mensalidades vencidas, a menos que ele tenha sido notificado sobre a suspensão dos serviços.

8- O preço dos produtos deve estar marcado nas gôndolas dos supermercados e em vitrines de lojas.

Leia também: 

9- Deve haver desconto dos juros futuros se o consumidor fizer a quitação antecipada de contratos de empréstimos e financiamentos.

10- Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços são obrigados a deixar um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local acessível para que os clientes consultem seus direitos. O descumprimento leva à multa de até R$ 1.064,10.

Essas são só algumas dicas. Quem quiser estar mais por dentro dos seus diritos pode consultar o site do http://www.procon.al.gov.br/

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.