ESTILO DE VIDA

Tensão? Veja como se livrar desse mal

Uma rotina corrida propicia um ambiente bastante favorável para aumentar a tensão e, consequentemente, desenvolver o estresse

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 19:16
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

São opções que não acabam mais. Ter um hobby proporciona momentos divertidos e tranquilizantes à rotina, que muitas vezes pede para ser mudada e não é atendida, resultando em dias mais maçantes, estressantes e com muita tensão acumulada ao final das atividades.

Veja como espantar esse cansaço de vez com exercícios supersaudáveis!

5 dicas para mandar a tensão embora!

1. Dança
Seja de salão, salsa, jazz ou qualquer outro tipo, seus benefícios à saúde são incontáveis. “Os estudiosos comprovam que dançar ajuda na tonificação muscular, na melhoria da flexibilidade, espanta a tensão, ajuda na perda de peso, no controle do colesterol e no condicionamento físico, além de ser um ótimo exercício para estreitar relacionamentos, combater a depressão, promover a diversão e aumentar a disposição e autoestima das pessoas”, conta o educador físico Caito Junior.

Menina dança ballet contra tensão.jpg

FOTO: Shutterstock Images

2. Auriculoterapia
A técnica acredita que a orelha tem ligação com todo o corpo e, dessa forma, são inseridas agulhas em pontos específicos da região, a fim de curar o problema relatado. “A auriculoterapia é um microssistema de acupuntura localizado na região da orelha, que possui as mesmas funções da acupuntura tradicional, que é estimular o reequilíbrio da energia vital saudável do corpo para harmonizar qualquer patologia emocional ou física.

Esse microssistema corresponde a uma reflexologia do corpo, onde existem regiões que podem ser estimuladas para equilibrar órgãos e sistema nervoso. Ainda existem pontos que podem ser ativados para controlar quadros de ansiedade e outros desequilíbrios emocionais”, esclarece a terapeuta Cristiane Mariano.

3. Cantoterapia
Cantar pode ser uma solução rápida e eficaz para afastar a tensão do dia a dia. Pensando nisso, a técnica utiliza a arte da voz não só como lazer, mas também como terapia. A arte é bastante eficaz para desinibir pessoas tímidas e, acima de tudo, atuar contra males como a depressão.

4. Hidroterapia
Em formas de banhos, duchas, compressas, saunas e exercícios na piscina, a água aplicada sobre temperaturas, pressões e composições químicas variadas, é capaz de promover relaxamento e acelerar o tratamento de algumas doenças. É indicada no caso de tensão, ansiedade e depressão.

5. Oligoterapia
Os seguidores do método acreditam que as doenças são causadas por algum desequilíbrio dos nutrientes vitais do organismo, como vitaminas e minerais. Para corrigir essa deficiência, o terapeuta receita pequenas quantidades de minerais de acordo com a condição do paciente. A oligoterapia nutre as células, restabelece a energia vital do organismo e reforça o sistema imunológico. É indicada para combater estresse, cansaço, depressão, insônia, entre outros males.

Leia também:

5 mitos e verdades sobre exercícios físicos

Veja o que é o estresse tecnológico

Estresse: entenda como ele afeta sua saúde e sua mente

Texto: Paula Santana – Edição: Giovane Rocha

Consultorias: Caito Junior, educador físico;Cristiane Mariano, terapeuta