ESTILO DE VIDA

Conheças os benefícios e malefícios do cloreto de sódio, o sal

Sabia que, quando consumido em excesso, o sal pode trazer riscos à saúde? Tirar o saleiro da mesa é uma atitude simples para diminuir a quantidade ingerida

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/02/2017 às 12:53
Atualizado às 13:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ao comer pipoca, por exemplo, você costuma colocar bastante sal? O peito de peru é presença garantida no seu cardápio diário? E suas saladas, são temperadas com molho pronto? Se essas atitudes são recorrentes no seu dia a dia, saiba que elas podem esconder um grande perigo: o excesso de sódio. “Se consumido em grandes quantidades, ele aumenta a retenção de líquidos no organismo. Além disso, também predispõe a doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, além de doenças renais”, explica a nutricionista Jacqueline Bernardes.

sal-quanto-consumir-por-dia

Foto: Shutterstock

Existe o lado bom do sal

A chave para manter a saúde em dia é moderação. Ou seja, você pode e deve ingerir alimentos que contenham sódio, desde que sem exagero. Isso porque essa substância traz benefícios ao organismo e, por isso, não é saudável eliminá-la por completo da alimentação. “O sódio participa de funções importante, como regulação do equilíbrio hidroeletrolítico (quantidade de líquidos e eletrólitos dentro e fora das células), contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo essencial para a saúde quando consumido em pequenas quantidades”, alerta a profissional.

O vilão das mulheres

Você já deve ter ouvido sobre edemas em algum lugar. Mas você sabe o que ele significa? Utilizado principalmente por médicos e profissionais da saúde, o nome edema pode ser traduzido para uma palavra bem mais simples: inchaço. Ele ocorre pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço intersticial, região localizada entre os vasos sanguíneos e as células dos tecidos (ou em seu interior). Uma das soluções para eliminar o inchaço é a reeducação alimentar, a qual proporciona a oportunidade de reduzir o sódio da alimentação. Pensando nisso, que tal incluir ingredientes como melão, alcachofra, pepino e kiwi à sua rotina para ajudar contra a retenção?

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Jacqueline Bernardes, nutricionista

Texto: Larissa Tomazini