Endemia, epidemia e pandemia: você sabe as diferenças?

Todos os anos ouvimos notícias de doenças espalhadas por uma cidade, um país ou pelo mundo – e aí está a diferença entre endemia, epidemia e pandemia

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/11/2016 às 10:30
Atualizado às 11:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os seres humanos demoraram a entender que a mesma modernidade que amplia os progressos científicos desencadeia efeitos colaterais um tanto quanto nocivos. Afinal, a agressão ao meio ambiente, o desenvolvimento econômico desigual, a falta de infraestrutura e saneamento básico e as equivocadas políticas de saúde pública provocam um cenário de desequilíbrio. Assim, diversos micro-organismos encontram brechas para se proliferar pelo planeta, gerando a possibilidade de endemia, epidemia e pandemia.

mapa-mundi-estetoscopio-endemia-epidemia-pandemia

FOTO: iStock.com/Getty Images

Nos últimos 35 anos, estima-se que tenha surgido no mundo cerca de 40 novas doenças. E as previsões não são nada auspiciosas: nas próximas décadas, as condições do mundo moderno devem propiciar a aparição de dezenas de novos males, causados por agentes hoje desconhecidos.

O que torna o contexto mais sombrio é a rapidez com que se desloca ao redor do globo atualmente – até por isso, a principal preocupação dos médicos e sanitaristas são os vírus transmitidos pelo ar.

Endemia

Uma doença é classificada como endêmica quando ocorre apenas em um determinado local ou região, sem se espalhar e atingir outras comunidades. Restrita em determinada área, a endemia pode ser tanto sazonal como também de frequência contínua. Não está relacionado necessariamente a uma questão quantitativa.

Epidemia

Considerada como uma doença infecciosa e transmissível que ocorrenuma comunidade e, posteriormente, espalha-se rapidamente entre as pessoas de outras regiões, gerando um surto epidêmico. É fácil entender: uma epidemia em nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença; já em nível estadual acontece quando diversas cidades apresentam casos; a epidemia nacional acontece quando há registros em diversas regiões do país

Pandemia

Em uma escala de gravidade, a pandemia é o mais devastador dos cenários. A situação chega a esse nível quando uma epidemia atinge grandes proporções, propagando-se por diversas regiões do planeta. Geralmente, ocasiona inúmeras mortes em mais de um continente e até destrói cidades inteiras.

LEIA TAMBÉM

Texto: Bruno Ribeiro/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.